Policial

Protesto de grupo LGBT em comício de Marina gera tensão com militantes

eleições-2014-psb-0912-marina-gays

Integrantes e apoiadores da comunidade LGBT no Ceará estão reunidos na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, onde acontecerá o comício da candidata à presidência da República, Marina Silva (PSB), nesta sexta-feira (12). O grupo protesta por causa do recuo da candidata no programa de governo referente à diversidade sexual.

No local, há um clima de tensão entre integrantes e simpatizantes da causa LGBT com os militantes do PSB. Houve princípio de confusão entre os grupos após militantes hostilizarem os manifestantes com frases contrárias ao respeito à diversidade sexual. Não há policiamento no local.

Os manifestantes seguram uma faixa com a frase: “Abra sua mente, gay também é gente”, dentre outros cartazes com frases contra a homofobia. A expectativa é de que cerca de 50 a 100 pessoas se unam ao protesto.

A previsão é de que Marina Silva desembarque em Fortaleza às 17h20min e conceda entrevista no local. Um palanque está montado na praça com um cartaz com a foto de Marina e da candidata ao Governo pelo PSB, Eliane Novais. A previsão inicial era de que o comício acontecesse às 16 horas, mas foi adiado para as 17 horas nesta sexta-feira.

Uma das ações de campanha de Marina Silva que se tornou polêmica foi o recuo no programa sobre diversidade sexual. No capítulo LGBT do programa de governo divulgado nem agosto constava que a candidata propunha “apoiar propostas em defesa do casamento civil igualitário”, uma referência à “aprovação dos projetos de lei e da emenda constitucional em tramitação, que garantem o direito ao casamento igualitário na Constituição e no Código Civil.”

A correção da coordenação da campanha transformou o texto para: “Garantir os direitos oriundos da união civil entre pessoas do mesmo sexo”. A ação gerou manifestações contrárias inclusive dentro do próprio partido. O dirigente do PSB para política LGBT, Luciano Freitas, deixou o cargo após o fato.

(O POVO Online / Foto: Hébely Rebouças)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!