Regionais

Médicos residentes do Ceará paralisam as atividades por tempo indeterminado

Médico

Os médicos residentes do Ceará paralisaram as atividades, nesta quinta-feira, 26, por melhores condições de trabalho. Um grupo de residentes faz ainda nesta manhã um ato na Escola de Saúde Pública do Estado, na avenida Antônio Justa, no bairro Meireles. Ao todo, mais de 300 residentes atuam em postos e hospitais do Estado.

Segundo a Associação dos Médicos Residentes do Ceará, a concentração para o ato iniciou às 9 horas na Praia de Iracema, de onde o grupo segue em direção à escola. Felipe Ramalho, presidente da associação, afirma que as reivindicações foram entregues ao secretário de Saúde do estado, mas a paralisação segue por tempo indeterminado.

“O movimento é em prol da saúde como um todo, da luta por questões da residência médica. Estamos atentos e preocupados com a situação da saúde do nosso estado e reivindicamos insumos, medicações e assistência à população”, explica ele. Felipe destaca que, apesar de a Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) pedir reajuste salarial para os residentes, o movimento local está focado nas melhorias trabalhistas.

“Nós clamamos por melhores condições para os médicos atenderem as pessoas, e aguardamos uma posição da Sesa”, frisa o presidente. Na tarde desta sexta-feira, 27, os residentes vão participar de ato que pede melhores condições de saúde, às 15 horas, no Palácio da Abolição.

De acordo com a Associação do Ceará, mais de 300 médicos residentes atuam no Ceará em hospitais e postos de saúde. A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) disse ao O POVO Online, em nota, que uma comissão foi formada para discutir e elaborar propostas de valorização da categoria.

“Participam, além de um representante de cada hospital e unidade, uma representação da Comissão da Residência Médica (Coreme) e da Escola de Saúde Pública. A comissão, entre outros pontos, vai discutir e definir critérios para escolha dos preceptores [médicos supervisores]. É também essa comissão que vai avaliar as pautas dos residentes, na medida em que elas forem apresentadas”, completou a secretaria.

(O POVO)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!