Destaques

No Ceará, uma pessoa é vítima de violência sexual a cada seis horas

O caso de estupro coletivo no Rio de Janeiro, no qual uma jovem de 16 anos foi violentada sexualmente por 33 homens, gerou comoção nacional e reabriu a discussão sobre a cultura deste tipo de crime no País. Lá, foi uma abusada por 33; cotidianamente, são tantos outros casos. Em casa, na igreja, na festa, na escola… Não há divisão por local ou classe social. E há um potencial agravante para a vulnerabilidade ao crime de estupro: ser mulher.

No Ceará, em 2015, a cada seis horas, houve um caso de estupro. No ano passado, 1.580 pessoas foram vítimas de violência sexual no Estado — 86% são do sexo feminino. São cerca de quatro pessoas vítimas por dia. Desse número, quase 80% são crianças e adolescentes; e, dentro deste percentual, há mais vítimas com faixa etária de zero a 11 anos. Os dados foram levantados pela Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) a partir de solicitação do O POVO.

O relatório, que também aponta dados deste ano, mostra que até abril último foram 495 denúncias de estupros no Ceará. O número é maior que o do mesmo período do ano passado (478).

Somente em Fortaleza, no ano de 2015, houve 483 casos; e, até abril deste ano, foram 147. A maioria dos casos aconteceu na Área Integrada de Segurança (AIS) 2, onde ficam bairros como Antônio Bezerra, Conjunto Ceará e Bom Jardim.

“Um crime de violência sexual causa grandes danos físicos e psicológicos. A sexualidade é cercada de valores, e todos eles também são violentados quando uma pessoa é estuprada”, comenta a psicóloga clínica e terapeuta sexual Zenilce Bruno.

Segundo ela, o alto número de estupros registrados no Ceará preocupa pela relação machista envolvida. “Em minhas experiências clínicas, eu vi muitas mulheres se recuperarem com o apoio de amigos, da família. Mas muitas pessoas carregam consigo traumas que têm consequências na vida e nas relações sociais e profissionais”, aponta.

(O POVO Online)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!