Destaques

Deputados do PDT decidem pelo fim da reeleição para dirigentes da Assembleia nesta Legislatura

O processo de escolha dos candidatos do PDT à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa cearense deve ficar encerrado amanhã. O resultado de todos os entendimentos serão levados ao governador Camilo Santana. O partido vai indicar o presidente, deputado José Sarto, o primeiro vice-presidente e o primeiro secretário.  Também está acertado entre os pedetistas que nenhum dos que forem agora para a Mesa Diretora poderão ser candidatos à reeleição. Isso, segundo dizem, para permitir que nos dois últimos anos da Legislatura outros nomes sejam indicados para o comando da Casa. O deputado Tin Gomes já está ciente de que o partido indicará Sarto para presidente.

Com a facilidade da reeleição, o deputado Zezinho Albuquerque, encerra agora o seu terceiro mandato de dois anos como presidente da Assembleia. O deputado Tin Gomes, também tem igual tempo de mandato como primeiro vice-presidente da Casa, o que lhe permitiu, na campanha para ser presidente, dizer que foi ele quem presidiu a quase totalidade das sessões ordinárias do Legislativo, visto os encargos da representação do cargo de presidente, afastar o titular do dia a dia do plenário.

Tin, antes de as principais lideranças do PDT optarem pelo nome de Sarto, conquistou o apoio da maioria dos deputados fora da sua bancada. Alguns dos seus colegas diziam que ele tinha a preferência do governador Camilo Santana, mesmo o deputado Evandro Leitão, líder do Governo, sendo um dos postulantes ao cargo de presidente. Tin não descarta deixar o PDT na primeira oportunidade, buscando uma legenda que esteja na base governista. A decisão do PDT de vetar a reeleição para a Mesa Diretora, nesta Legislatura, pode ser uma sinalização de que o preterido de hoje possa ser o escolhido de amanhã.

Encerrado o processo de escolha dos principais cargos da Mesa Diretora, no âmbito do PDT, a maior bancada no Legislativo, a partir de fevereiro próximo, com 14 deputados,  o candidato a presidente, José Sarto, iniciará o processo de escolha dos demais integrantes daquele Colegiado, que serão indicados pelos bancadas dos demais partidos. As maiores bancadas indicam as melhores posições. Mas além dos cargos de direção, o próximo presidente ainda pode negociar as presidências das várias comissões técnicas da Casa, agrupamentos importantes, tanto pelo importância que têm quando dos exames das matérias, como pelos cargos comissionados que os dirigentes dessas comissões podem indicar.

(Redação do Blog Por Edson Silva)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!