Regionais

Carão chega aos 10 milhões de metros cúbicos de água e garante abastecimento por dois anos

No meio de tanta notícia ruim, os tamborilenses comemoram a chegada da água no leito do Açude Carão. O reservatório que passou sete anos secos e em 2019 conseguiu acumular 2 milhões de metros cúbicos de água, vem desde o início da quadra invernosa de 2020, recuperando a sua capacidade dê armazenando.

Dados divulgados na manhã desta terça-feira (24), aponta que o reservatório chegou aos 10.265.409 metros cúbicos, o que represente 39,14%. Nas últimas horas, o manancial recebeu 12 centímetros de aporte de água. Antes o registro diário era em média de 900 mil a um milhão de metros cúbicos.

As informações foram confirmadas pelo administrador do local, Antonio Lourenço. Ele acredita que com a continuidade das chuvas intensas até o final de abril, o Carão terá a possibilidade de chegar até 100%. “Nos últimos dias, o açude teve um salto na quantidade de água que chegou nele. Esse mês de março foi abençoado e contribuiu para que esse açude pudesse receber muita água.” Disse.

Segundo ele, a capacidade do Carão é de 26 mil e trezentos metros cúbicos de água. Mas devido o assoreamento, atualmente essa capacidade não é mais a mesma. Apesar da grande quantidade de mato e da falta de uma limpeza no leito do açude a água está chegando diariamente.

Segundo dados do administrador, com a água já acumulada será possível abastecer a sede de Tamboril por dois anos. Com isso a segurança hídrica já está garantida. O local tem sido visitado por moradores do município, que estampam no rosto a alegria de ver o açude com bastante água novamente.

Compartilhe:

Comente com Facebook

Redes Sociais

Feiticeiro Fm