Regionais

Mais de 500 famílias ficam desabrigadas após as fortes chuvas ocorridas em Hidrolândia

O cenário é triste. Casas destruídas. Famílias que perderam tudo. No município de Hidrolândia, a chuva ocorrido no intervalo da noite desta terça, até a madrugada desta quarta-feira (25), causou estragos na cidade e principalmente na vida de mais de 500 famílias. Seis afogamentos foram registrados. Uma situação que prejudica em cheio a vida da pequena cidade.

Apesar do registro da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), ter sido de apenas 53 milímetros; os moradores afirmam que foram mais de 3 horas ininterruptas de chuvas fortes. Segundo os mais experientes, foram mais de 200 mm de chuva forte. O suficiente para provocar o rompimento da parede de um reservatário e consequentemente a cheia do Rio Batoque, principal afluente que corta a cidade. 

A partir daí, a força da água invadiu a cidade. Carros foram arrastados. Casas destruídas e outras submersas. Famílias perderam tudo. O comércio também contabiliza prejuízos. “A cena é daquelas que só vemos na televisão”, conta o comerciante Luciano Martins. Segundo ele, Hidrolândia escreve uma página negra na sua história.

O agricultor Olavo da Costa, conseguiu levar a esposa e os dois filhos para cima de uma árvore. Eles passaram cerca de cinco horas gritando por socorro e com medo de serem arrastados pela correnteza. Graças a solidariedade e a ajuda de outros moradores, ele foi resgatado com vida. 

A cidade está quase sem comunicação e energia. Fios de alta tensão e postes também foram arrancados com a enchente. Segundo a Enel Distribuição Ceará, parte da rede elétrica foi danificada, ocasionando falha no fornecimento de energia em vários pontos da cidade. A distribuidora esclareceu, por nota, que “técnicos já estão trabalhando para normalizar o fornecimento de energia o quanto antes.

As mais de 500 famílias estão abrigadas em creches e escolas do municípios. A quarentena contra o coronavírus foi quebrada e agora é hora de salvar vidas e ajudar a cidade de reerguer. A prefeita do município Iris Martins, coordena desde cedo as ações na cidade. Ele já havia entrado em contato com o Governador Camilo Santana e os Deputados Jeová e Mauro Filho, dando ciência do ocorrido e pedindo a colaboração das autoridades.

 

 

 

 

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm

error: Alerta: Conteúdo protegido !!