Regionais

Movimentos Sociais divulgam carta de apoio ao vereador Geovane do PT

A defesa do vereador Geovane Santos de Tamboril, expulso na instância municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), ganhou um reforço de peso na busca por mantê-lo filiado a legenda. Os movimentos sociais do município, formando por 29 instituições e associações, divulgaram carta aberta direcionada ao Diretório Estadual do Partido, se posicionando a favor do parlamentar.

A defesa do parlamentar aguarda julgamento da instância estadual e nacional, após recorrer da decisão do diretório municipal. Segundo Dr. Erivando Santos, advogado de defesa de Geovane, todas as peças da defesa foram construídas, para mostrar e desfazer que o parlamentar sempre se manteve ético e fiel ao partido. A previsão é que o resultado das instâncias do partido saia ainda nesta sexta-feira (03), ou no mais tarde sábado.

A Carta dos Movimentos Sociais, dá forte embasamento ao processo e mostra o forte apoio popular do parlamentar juntos a classe trabalhadora.

LEIA A CARTA NA ÍNTEGRA.

É com alegria e de forma muito respeitosa que nós que fazemos os movimentos sociais, pastorais e Associações em Tamboril nós direcionamos ao Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores do Estado do Ceará. 

Inicialmente queremos dizer que nossas histórias são intimamente entrelaçadas, tanto o PT como os movimentos sociais nasceram para serem instrumentos na luta por direitos da classe trabalhadora. Vale ressaltar que para construir nossos movimentos e nosso Partido dos Trabalhadores não foi tarefa fácil; foram muitos os homens e mulheres que dedicaram suas vidas nesta construção e muitas vezes tiveram que pagar com sangue o preço pela nossa liberdade.

Tanto os Movimentos Sociais, como o PT são frutos de uma construção coletiva, onde os trabalhadores cansados de tanta miséria e exploração, negação de direitos, decidiram dá as mãos e quebrar as correntes que lhes impedia de ser livres. A partir de então o silêncio deu espaço ao grito de revolta e nossas canções e poesias passaram a falar dos sonhos e da luta de um povo que não havia outro caminho a não ser o da emancipação humana.

Vocês sabem que foi uma batalha árdua, mas a unidade da classe trabalhadora era mais forte e seguimos em frente na luta contra os opressores e seus projetos de mortes. Juntos derrotamos a Ditadura, isso porque não nos acovardamos e coletivamente, com muita unidade, pleiteamos a luta pela Liberdade. É verdade que às vezes ficamos tristes, desanimados quando vemos a vida de companheiros e companheiras ceifada pelo algoz, mas nos alegramos com seus sonhos e temos a certeza que é necessário seguir em frente.

Lutamos com todas nossas forças contra o neoliberalismo. Lutamos pela Reforma Agrária tão necessária nesse País, lutamos pelo o direito ao voto, pelo direito ao salário, aposentadoria, pelo o direito universal à Saúde, Educação, moradia, alimentação. Lutamos em defesa da natureza, pelo fim da concentração da riqueza, pelo o fim do trabalho escravo, pelo fim da violência contra as mulheres e jovens. Lutamos para que todos tenham vida em abundância. Tudo isso só foi possível em função da construção coletiva da UNIDADE DOS TRABALHADORES. Movimentos sociais e nosso Partido sendo protagonista desse processo.

Com essa unidade em 2003 chegamos ao governo, com a eleição de Lula à presidência. Ganhar o governo não é a mesma coisa que ganhar o poder. Isso porque vivemos um constante enfretamento na luta de classes, à burguesia, mesmo sem ter o governo permaneceu com o poder. Governamos esse País por 14 anos e é verdade que a vida do povo mais pobre mudou. O povo foi incluído no orçamento da União. Os trabalhadores passaram a serem vistos como seres humanos e não simplesmente como mercadorias. O Povo passou a ter acesso aos serviços públicos efetivamente. O Povo passou a sorrir, a sonhar. Na verdade, o povo passou a construir dignidade. 

Mas como já mencionamos, tínhamos o governo, mas tínhamos o poder e mais uma vez os poderosos nos atacam e de forma brutal tiram uma presidenta eleita democraticamente da presidência. O impedimento do governo Democrático da companheira Dilma foi apenas o início da implantação de um projeto conservador e neofascista em nosso País. A prisão do companheiro lula, a eleição de Bolsanaro, as diversas reformas de mortes tudo faz parte de projeto ultra neoliberal que pretende reprimir todos que se opuserem a ele e ao mesmo tempo entregar todas nossas riquezas ao capital financeiro internacional.

E mais uma vez nós movimentos sociais e PT estamos nas ruas lutando pela democracia e contra a retirada de direitos dos/as trabalhadores/as.  Vale ressaltar que nesse momento histórico tanto o PT como os Movimento Sociais sofrem ataques e violências em proporções impensáveis.  

Como mencionamos no início desse texto esse processo histórico dos movimentos sociais, pastorais e PT andaram juntos e não foi diferente aqui em Tamboril.

Compreendemos que a construção coletiva é o caminho para avançamos na consolidação de nosso projeto de sociedade. Desta forma aqui em Tamboril os movimentos organizados, pastorais, comunidades, assentamentos e associações no ano de 2008 iniciaram a construção de uma candidatura popular ao parlamento desse município, a primeira tentativa colocamos Ana Mota como candidata e fomos derrotados, mas nos serviu de aprendizado e no ano de  2012 fizemos um debate mais amplo nas comunidades, primeiro discutindo se iríamos ter candidato e segundo se iríamos ter sugestão de nome, dentre os 14 nomes indicados pelas comunidades o nome mais indicado foi o do Companheiro Francisco Geovani Santos de Sousa, que à época compunha a Direção Estadual do MST no Ceará. Realizamos diversos debates e decidimos lançar o nome do companheiro para representar os movimentos sociais, as pastorais, as comunidades, assentamentos e Associações de nosso município no parlamento municipal. Assim sendo, passamos a assumir a identidade de GEOVANE DO PT.  Fomos vitoriosos. Na primeira eleição GEOVANE obteve 876 votos e na segunda em 2016 foi eleito com 1.133 sendo o vereador do PT mais votado neste pleito.

GEOVANI é um militante dos movimentos sociais, ele está presente em nossos planejamentos, reuniões, confraternização e principalmente em nossas lutas.  Geovani é o porta voz de nossas pautas no legislativo de Tamboril.

Nos últimos dias recebemos com estranheza e indignação a informação de que há na comissão de ética do PT de Tamboril uma ação exigindo a expulsão do PT e perda do mandato do VEREADOR GEOVANE DO PT. A motivação seria Infidelidade Partidária pelo fato do mesmo não fazer a defesa da gestão do prefeito Pedro Calisto do MDB, partido de Michel Temer e Eduardo Cunha que juntos coordenaram o golpe parlamentar de 2016 no Brasil que tirou Dilma do Governo e o PT de Tamboril fez uma aliança na última eleição e por participar de alguns eventos públicos que havia membros de outra sigla partidária.  

Como já dito, o mandato do vereador GEOVANI é fruto de uma construção coletiva, feita junto aos movimentos sociais de Tamboril, desta forma a atitude do mesmo em criticar ou pautar o governo local é uma forma de dá visibilidade à nossa pauta dos movimentos sociais. É de conhecimento público que os movimentos sociais de Tamboril foram às ruas por diversas vezes contra o golpe e as reformas do governo mdbista, desta forma seria incoerência o companheiro Geovani defender uma gestão que não tem qualquer relação com os movimentos que o elegeu  e participar de atividades em um espaço que tenha pessoas de outras siglas partidárias não pode ser considerado um ato de infidelidade partidária.

É notório que o Vereador Geovane é uma liderança regional do Partido e tem com muita firmeza feito a defesa dos movimentos sociais e do PT. Somos sabedores que mesmo  o vereador Geovane não concordado  com a aliança feita pelo o PT com o MDB partido golpista e traidor do povo, o Vereador  Geovane sempre teve respeito e relação harmoniosa  com todas lideranças do partido, isso ficou evidente na ultimo disputa interna no partido que a tendência na qual o vereador faz parte defendeu a unidade do partido nesse momento tão difícil e apoiou a presidente atual que é de outra tendência, portanto nós que fazemos os movimentos sociais de Tamboril temos clareza de que não há  infidelidade partidária e esse processo tem que ser nulo.

Desta forma consideramos o que está acontecendo em Tamboril contra o vereador Geovani é um ato de perseguição política as vésperas de uma eleição e isso é inaceitável. Nós que fazemos os Movimentos Sociais queremos dizer que sempre estivemos nas ruas juntos ajudando no fortalecimento do PT e temos certeza que expulsar e cassar o mandato de um parlamentar atuante, comprometido com os movimentos sociais é um grande erro histórico. Acreditamos que esse processo todo é fruto das disputas internas do Partido aqui em Tamboril, desta forma pedimos ao Diretório Estadual do PT que com muita sabedoria não permita que seja cometido tal erro. O próprio PT ainda sofre hoje as consequências do impedimento do mandato da presidenta Dilma e não acreditamos que por hipótese alguma o PT venha cometer esse grave erro.

Abraços revolucionários!
Tamboril de 26 de março 2020.

Assinam essa carta as seguintes organizações: 

  1. Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra- MST
  2. Movimento Indígena
  3. Comissão Estadual dos Quilombolas Rurais do Ceará – CEQUIRCE
  4. Comissão Pastoral da Terra- CPT
  5. Coletivo LGBT do município de Tamboril- ce
  6. Associação Tamborilense pela Diversidade
  7. Colônia de pescadores e pescadoras do Açude carão Tamboril
  8. Fórum dos Assentados e Assentadas dos Assentamentos de Tamboril
  9. Associação comunitária dos Assentados e Assentadas do Assentamento Monte Alegre – ASCOAMA
  10. Aldeia Indígena dos povos Potiguaras de Viração
  11. Aldeia Indígena dos povos Potiguaras de Sitio
  12. Associação comunitária dos Assentados e Assentadas do Assentamento Floresta
  13. Associação comunitária dos Assentados e Assentadas do Assentamento 02 de Maio
  14. Associação comunitária dos Assentados e Assentadas do Assentamento Poços
  15. Associação comunitária dos Assentados e Assentadas do Assentamento Aroeiras
  16. Associação comunitária dos Assentados e Assentadas do Assentamento São João
  17. Associação comunitária dos Potiguara de viração
  18. Associação Comunitária dos Moradores de Grota Verde
  19. Associação comunitária dos pescadores e pescadoras artesanais de Tamboril
  20. Associação dos pequenos produtores de Sitio
  21. Grupo Junino Força Jovem de Monte Alegre
  22. Associação Cultural do Município de Tamboril
  23. Comuna da Terra irmão Dorothy
  24. Delegacia sindical do sindicato dos trabalhadores rurais de Tamboril da Aldeia Indígena de viração
  25. Partido Socialismo e Liberdade (PSOL – TAMBORIL)
  26. Delegacia sindical do sindicato dos trabalhadores rurais de Tamboril da Aldeia Indígena de Sitio
  27. Associação Cultural do Município de Tamboril
  28. Associação Comunitária dos Remanescente dos quilombolas de Lagoa das Pedras de Tamboril
  29. Associação comunitária dos moradores da comunidade de Cedro
Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!