Destaques

Mais de 500 mil famílias foram beneficiadas com a isenção do pagamento da conta de energia durante a pandemia

Francisca Freitas Soares mora na cidade de Parambu, Sertão dos Inhamuns, distante 400 km de Fortaleza. O trabalho de diarista no único hotel da cidade está suspenso desde o início da pandemia da Covid-19, e para sustentar a família, de cinco filhos, ela está fazendo faxina e lavando roupas para pagar as despesas. Ela está em uma das 540 mil famílias cearenses beneficiadas com a isenção do pagamento da conta de energia, benefício concedido pelo Governo do Ceará para quem consome até 100kwh.

“Pra mim, foi a melhor coisa que aconteceu. Por conta da crise, estou sem emprego, e faz dois meses que a conta de luz aqui de casa vem zerada. Esse dinheiro da economia da luz serve pra gente comprar outra coisa, como alimento”, desabafa emocionada.

Buscando diminuir o impacto econômico na vida de milhões de cearenses que tiveram de conviver diariamente com os efeitos da pandemia, em abril último, o Governo do Ceará determinou que os clientes residenciais – cadastrados no Tarifa Social – e com consumo mensal de até 100 kWh, tivessem isenção total na fatura de energia elétrica entre os dias 1º de abril e 30 de junho deste ano. Foi uma forma de garantir mais conforto financeiro para as famílias que tiveram de ficar mais tempo em casa e sem condições, muitas vezes, de arcar com o compromisso do pagamento mensal da conta de energia.

“É uma grande ajuda, principalmente porque perdi o emprego e meu marido está tendo de arcar sozinho com as despesas da casa”, contou a jovem Márcia Castro. Ela trabalhava em uma loja em um shopping de Fortaleza, mas teve seu contrato suspenso por causa da Covid-19. “Com a conta zerada, a gente pode usar o dinheiro para suprir outras necessidades”, comentou.

A gerente comercial, Vitória Nayara, também foi uma das beneficiadas. Com o contrato de trabalho suspenso por 60 dias, o esposo desempregado e uma filha de três anos em casa, ela relatou que a isenção da conta de luz veio em boa hora. “Quando vi a conta com o valor que geralmente a gente pagava totalmente zerada foi um alívio muito grande”, comentou. Com todos em casa, seguindo as recomendações dos especialistas para se proteger do coronavírus, a ordem era economizar para manter no benefício.

Em Orós, na região Centro-Sul, a agricultora familiar, Paula Rodrigues, recebeu além do benefício da isenção da conta de energia, a isenção da tarifa de água. “Foi uma grande ajuda para gente enfrentar esse período tão complicado da pandemia”, agradeceu.

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!