Destaques

Samu chega a 100% de cobertura no Ceará

Com quatro novas bases e duas unidades de suporte avançado (UTI móvel) entregues nesta semana pelo Governo do Ceará, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará) chega a 100% de cobertura no Estado. Essa expansão da assistência móvel de urgência concretiza um compromisso firmado pelo governador Camilo Santana com a população cearense para universalizar o serviço.

Só nesta semana, foram entregues as bases do Samu 192 Ceará de Itaitinga, na última segunda-feira (22); de Barroquinha e de Cariré, ambas nesta sexta-feira (26). No sábado (27), a população de Viçosa do Ceará também passará a contar com uma unidade do Samu na cidade. Ao todo, já estão em funcionamento 114 bases do serviço, atendendo aos 184 municípios do Estado.

“Regionalizar a saúde está entre as nossas prioridades, e o Samu é fundamental nesse processo. É muito importante termos todos os municípios cobertos com serviço 24h por dia, com equipes multiprofissionais de saúde e que prestam o socorro em qualquer lugar de forma mais rápida e segura”, disse o governador Camilo Santana.

“Ainda temos algumas cidades que irão receber o Samu neste ano, mas já podemos garantir que toda a população cearense, de qualquer cidade, pode acionar o atendimento rápido e seguro dos ‘anjos de azul’. Nossa cobertura hoje é de 100%”, garante o coronel João Vasconcelos, diretor-geral do Samu 192 Ceará.

Segundo ele, com a incidência de casos da Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) no Estado, os atendimentos do Samu 192 Ceará passaram a se estender às pessoas infectadas pela doença. “Temos cumprido um papel muito importante contra a Covid-19. É um atendimento difícil, que exige cuidado e proteção redobrados, mas que sempre estaremos lá, na ponta da linha, para atender”, disse Vasconcelos.

UTIs móveis

Para garantir a eficiência no atendimento do Samu em meio à pandemia, o Governo do Ceará autorizou, nesta semana, o envio de duas novas Unidades de Suporte Avançado (UTI móvel) para o interior do Estado: uma para Crato e outra para Iguatu. Os veículos contam com todos os equipamentos para suporte à vida mesmo para os casos mais graves da doença.

O atendimento do serviço funciona 24 horas por dia e pode ser solicitado gratuitamente com uma ligação para o número 192. “Eu encaro o Samu como uma extensão da porta do hospital. Quando o cidadão nos pede socorro, nós levamos o hospital até ele com profissionais extremamente capacitados para um atendimento rápido e de qualidade”, enfatizou o coronel Vasconcelos.

O Samu 192 Ceará é resultado de uma parceria entre o Governo do Ceará e a União, que fornece as ambulâncias. Já ao Estado cabe contratar profissionais de saúde e garantir a manutenção dos veículos de socorro. Os municípios são responsáveis por disponibilizar as bases e garantir a manutenção do local.

De acordo com a gravidade da ocorrência, podem entrar em ação médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que prestam o socorro em qualquer lugar, seja ele privado, como residências ou locais de trabalho, ou público, ruas e estradas.

(Com SAMU)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!