Regionais

IFCE de Crateús abre inscrições para bolsas de Residência Pedagógica

O IFCE campus de Crateús abre inscrições para o Programa Residência Pedagógica (PRP) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Os alunos do curso de Física, Geografia e Matemática poderão se inscrever, de 30 de junho a 3 de julho, para o Programa Residência Pedagógica. Já os alunos de Letras e Música poderão se inscrever, de 30 de junho a 8 de julho, para o Pibid. A inscrição é realizada pela Internet.

Cada núcleo terá até 24 bolsistas remunerados e 6 voluntários, sendo que Física e Matemática fazem parte do mesmo núcleo. A seleção dos estudantes segue as regras apresentadas nos editais de cada um dos núcleos, com critérios, prazos, valor das bolsas e demais informações necessárias para os interessados.

Inscrições

Para se inscrever no Pibid, os estudantes devem preencher os formulários via Internet, anexando os documentos necessários preenchidos. No caso dos supervisores, é necessário encaminhar os documentos para os e-mails de cada um dos cursos. Já para o Programa Residência Pedagógica, os estudantes também realizam a inscrição encaminhando os documentos por e-mail para os professores. Todos os endereços estão disponíveis ao final do texto.

Programa Residência Pedagógica

A residência pedagógica é uma atividade de formação realizada por um aluno de curso superior de licenciatura e desenvolvida numa escola pública de educação básica. Lá, o bolsista residente é acompanhado por um professor da escola, chamado preceptor e orientado por um professor do IFCE. A ideia do programa é aperfeiçoar a formação dos alunos das licenciaturas, por meio de projetos que conduzam estudante a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional.

Além disso, o Programa Residência Pedagógica busca fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre o IFCE e a escola, promovendo sinergia entre a instituição que forma o professor e aquela na qual ele atua. Com isso, se procura estimular o protagonismo das redes de ensino na formação de professores.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos alunos de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os projetos promovem a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica.

A ideia do programa é incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, contribuir para a valorização do magistério e elevar a qualidade da formação inicial de professores. Assim, o programa promove a integração entre educação superior e educação básica e insere os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação.

Inscrições

Editais e anexos

 

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!