Regionais

Apicultores de Tamboril e Monsenhor Tabosa terão financiamento para aumentar a produção de mel

Os investimentos para ajudar a melhorar a qualidade e quantidade de mel produzido pelos apicultores de Tamboril e Monsenhor Tabosa, ganharão um novo patamar. A Finapop, empresa responsável por investimentos exitosos na agricultura familiar do Rio Grande do Sul, anunciou nesta segunda-feira (29), que fará investimentos no Ceará.

A iniciativa nasceu de uma parceria do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), com o ex-banqueiro de investimentos Eduardo Moreira. Juntos eles pretendem aumentar o poder de produção da Cooperativa Regional dos Trabalhadores Apícolas Assentados e Assentadas da Reforma Agrária.

Com os recursos do fundo, a Cooperamel planeja mais que quadruplicar a capacidade produtiva, passando de 492,5 para 2.189 toneladas de mel: incluindo aí um aumento no número de colmeias, de 9.160 para 36.480, e da área total destinada à atividade. Os dados são da direção estadual do MST que informa o envolvimento de 160 famílias de assentados da reforma agrária nos municípios de Tamboril e Monsenhor Tabosa, e também em Pedra Branca e Mombaça. A comercialização atual do produto é realizada a partir de feiras e programas de compras governamentais.