Destaques

Açude Batente em Ocara sangra e o Ceará já conta com 19 reservatórios com 100% de água.

Chegou a 19 o número de açudes públicos sangrando no Ceará, monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O último deles, confirmado oficialmente nesta quarta-feira (25), foi o Batente, no município de Ocara. Com capacidade para 33,5 milhões de m³, o reservatório começou a transbordar ainda no fim da tarde da terça-feira (24). Minutos depois, as imagens começaram a se espalhar nas redes sociais.

Segundo os gráficos da Cogerh, no fim de março passado, o Batente estava apenas com 6,42% do seu volume. Com as chuvas de abril, a barragem situada na localidade de Córrego do Facó, distante cerca de 20Km da sede do Município, voltou a acumular água vertiginosamente. No dia 18 deste mês, já havia acumulado 39,59%. No dia seguinte (19), já estava com 66,47%. No dia 20 saltou para 87,6%. Quatro dias depois atingiu a sua cota máxima.

Os outros açudes sangrando no Ceará são: Acaraú Mirim (Massapê), Angicos (Coreaú), Barragem do Batalhão (Crateús), Caldeirões (Saboeiro), Cocó (Fortaleza), Diamantino II (Marco), Gameleira (Itapipoca), Itapajé (Itapajé), Itaúna (Granja), Maranguapinho (Maranguape), Quandú Itapipoca), São Pedro Timbaúba (Miraíma), São José I (Boa Viagem), São Vicente Santana do Acaraú), Tijuquinha (Baturité), Tucunduba (Senador Sá) e Várzea da Volta (Moraújo).

O Colina ( Quiterianópolis), o Itapebussu (Maranguape) e o Germinal (Palmácia), já sangraram este ano. Neste último a água ainda corria pela sua parede até o dia 13 passado.

(Com Diário do Nordeste)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!