Regional

Ceará registra chuvas em 157 municípios.

O Ceará registrou chuvas em, 157 municípios no intervalo entre as 7h de quarta (14) e as 7h desta quinta-feira (15), conforme balanço ainda parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O número, mesmo preliminar, já se configura como um dos dias com maior número de municípios com precipitações. Neste intervalo de 24 horas, as maiores chuvas aconteceram em São Luís do Curu (131 mm), Irauçuba (124 mm), Amontada (119 mm), Aquiraz (110 mm) e Itaitinga (105 mm).

Nos últimos dias, a Funceme tem registrado chuvas em todas as regiões do Estado, como já havia sido previsto na véspera de Carnaval, por exemplo. “De fato, como a Funceme já tinha anunciado a possibilidade de chuvas na previsão do tempo, veio a se concretizar um balanço bastante positivo, porque as precipitações abrangeram todo o Ceará e de forma significativa em muitos municípios”, comenta o supervisor da Unidade de Tempo e Clima, meteorologista Raul Fritz.

As chuvas de fevereiro, início da Quadra Chuvosa, são causadas pela influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema meteorológico indutor de precipitações. Nestes primeiros 15 dias, seu posicionamento está bem favorável à formação de nebulosidade, trazendo precipitações, principalmente para a porção Norte do Estado.

As dez maiores chuvas foram: 

  1. São Luís Do Curu (Posto: São Luis Do Curu) : 131.0 mm
  2. Irauçuba (Posto: Irauçuba) : 124.0 mm
  3. Amontada (Posto: Jacuípe Nascente) : 119.0 mm
  4. Aquiraz (Posto: Aquiraz) : 110.0 mm
  5. Itaitinga (Posto: Seman) : 105.0 mm
  6. Miraíma (Posto: Miraíma) : 100.3 mm
  7. Amontada (Posto: Santa Cruz) : 99.4 mm
  8. Santana Do Acaraú (Posto: Santana Do Acarau) : 97.0 mm
  9. Pentecoste (Posto: Sebastião De Abreu) : 90.2 mm
  10. Pindoretama (Posto: Pindoretama) : 88.0 mm

Previsão

Para os próximos dias, a previsão é de mais chuvas no Ceará. Conforme a Funceme, pelo menos até o próximo sábado (17), o Estado deve ter céu nublado com eventos de precipitações em todas as regiões ao longo do dia.

(Com Funceme)

Deixe sua Mensagem

comentários