Destaques

CNH Digital deve ser lançada em maio no Ceará

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) informou que a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital está disponível em todo o país. No Ceará, o lançamento do serviço está previsto para ocorrer junto com a campanha de trânsito Maio Amarelo, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O prazo para que o Detran de todos os estados disponibilize o serviço é 1º de julho, mas alguns órgãos de trânsito se anteciparam. De acordo com o Serpro, 110 mil motoristas brasileiros já estão utilizando a CNH digital.

A CNH impressa continua valendo normalmente e a versão digital possui o mesmo valor jurídico da versão física. Chamado de CNH-e, o documento digital pode ser utilizado por meio de aplicativo em celulares e tablets.

Como obter a CNH digital em 4 passos:

1) Quem pode tirar o documento

Primeiro é preciso ter a CNH impressa no formato atual, com QR code. Quem tem a versão antiga, precisará pedir uma segunda via ou renovar a impressa para, então, solicitar a digital. Não é necessário esperar a CNH vencer para renová-la.

2) Cadastro no Denatran

O segundo passo é cadastrar-se no Portal de Serviços do Denatran.

Entre no item “cadastro” do menu à esquerda:

Após preencher o cadastro, o site avisa que enviou um link de ativação do cadastro.

Verifique seu email e ative o cadastro:

3) Visita ao Detran

É preciso ir ao Detran onde foi emitida a CNH impressa para confirmar seus dados (quem optar por usar um certificado digital, que é pago, pode fazer todo o processo online).

Caberá a cada Detran cobrar ou não pela via digital, e determinar um valor a ser pago.

4) Aplicativo da CNH no celular

O próximo passo é baixar o aplicativo gratuito da CNH digital, que estará nas lojas oficiais da Apple e do Google (para aparelhos Android).

Cuidado com apps falsos: o oficial é gratuito para baixar e nele está escrito o nome do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), que desenvolveu o sistema.

(Com Aprece)

Deixe sua Mensagem

comentários

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 170 outros assinantes