Regional

Com Viçosa do Ceará registrando mais de 120 mm, Ceará tem chuvas em 130 municípios.

Choveu em 130 municípios do Ceará no intervalo entre as 7h desta quarta-feira (7) e as 7h desta quinta-feira (8). Dados ainda parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta que os três maiores volumes ficaram acima dos 100 milímetros. Foram eles: Viçosa do Ceará (127.8 mm), Lavras da Mangabeira (102 mm) e Tianguá (101 mm).

Na macrorregião de Ibiapaba, conhecida por ser uma área montanhosa, além de Viçosa e Tianguá, outros municípios tiveram precipitações intensas como Graça (75 mm), Ubajara (69 mm), Ibiapina (68 mm) e Pacujá (67,4  mm). Já no Litoral Norte, que tem recebido fortes chuvas, os maiores acumulados foram em Granja (80 mm) e Uruoca (69 mm).

No Cariri, que não recebia precipitações mais intensas, o intervalo de 24 horas foi bem intenso. Além de Lavras da Mangabeiras, outros nove municípios tiveram chuvas acima de 50 milímetros, como destaque para  Aurora (87,2 mm), Barro (81,2)  e Juazeiro do Norte (70 mm).

Em Tamboril, o registro foi de 90 mm no Assentamento Monte Alegre, sendo a maior chuva dos Sertões de Crateús.

Segundo o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, as chuvas foram provocadas pela influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema meteorológico atuante no período da Quadra Chuvosa, que segue até maio, assim como da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), principalmente no Cariri.

(Com Funceme)

Deixe sua Mensagem

comentários

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 166 outros assinantes