Regional

Exibição de filmes marca Mês das Mulheres em Crateús.

A programação alusiva ao Dia da Mulher, no campus de Crateús, contará com a exibição de filmes abordando questões relativas ao gênero. Começa com uma mostra de curtas-metragens, nos dias 7,15 e 20 de março, no bloco de ensino, nos turnos da manhã, tarde e noite.

Já no dia 8 ocorre o cine temático relacionado ao mês das mulheres, com exibição de filmes longas-metragens, no auditório do campus, numa parceria entre a Coordenadoria de Assuntos Estudantis e a Biblioteca. O primeiro longa a ser exibido é As Sufragistas (1h 47min; Direção: Sarah Gavron), com sessões às 9h e às 14h. Às 19h será a vez de Vidas Partidas (90 min; Direção: Marcos Schechtman).

As Sufragistas – No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.

Vidas Partidas – A trama foi inspirada nos altos índices de violência contra mulher e estreou no mês em que a lei Maria da Penha (Lei 11.340) completou 10 anos de vigência. Conta a história de Raul (Domingos Montagner) e Graça (Naura Schneider) um casal com duas filhas, que vivem uma crise no casamento, iniciada pela perda do emprego de Raul. Graça, por sua vez, tem uma carreira bem sucedida, enquanto ele amarga dificuldades para arrumar um novo emprego. A situação vai deixando Raul cada vez mais nervoso, até que ele parte para a pancadaria. O comportamento abusivo atinge inclusive as filhas do casal, vítimas indiretas do desequilíbrio e da fúria do pai.

SERVIÇO

Mostra de curtas: 

Local: Bloco de ensino
Data: dias 7, 15 e 20/03
Sessões: 9h, 14h e 19h.

Cine Temático:

Local: Auditório do campus
Sessões: As Sufragistas – 9h e 14h; Vidas Partidas – 19h
Classificação indicativa: 14 anos

Deixe sua Mensagem

comentários

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 173 outros assinantes