Destaques

Governador anuncia primeiro concurso público de 2018.

O governador Camilo Santana anunciou nesta terça-feira (16), durante bate-papo com a população em sua página no Facebook, o primeiro concurso público do Estado para 2018. De forma inédita em 52 anos de existência, a Secretaria da Cultura abrirá seleção para profissionais de nível superior em diversas áreas de atuação. Serão 132 vagas. O processo para abertura do edital está em tramitação na Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). A realização está prevista ainda para o primeiro semestre.

“A Secult é a secretaria mais antiga do País, com mais de 50 anos, e nunca foi realizado um concurso público para ela. Estou, a partir de hoje, autorizando a abertura dessa seleção. Estamos com uma consultoria fazendo todos os estudos necessários. Serão 132 vagas para a Secretaria da Cultura. O processo já está na Seplag, e vamos pedir autorização na Assembleia Legislativa para realizar a prova. Esse é um presente para a cultura do nosso Estado, vamos valorizar mais as nossas raízes”, detalhou o chefe do Executivo.

As oportunidades de emprego no serviço público serão abertas para profissionais formados em Arquitetura, Biblioteconomia, Museologia, História, Letras, Música, Audiovisual, Artes Cênicas, Mídias Digitais, Pedagogia, Direito, Economia, Administração, Contabilidade, Engenharia, dentre outras.

Raio e videomonitoramento
Durante a transmissão ao vivo, Camilo Santana também divulgou que Aracati receberá, no dia 27 de janeiro (sábado), a implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). A cidade também conterá com a instalação de câmeras de videomonitoramento para Segurança Pública, sendo a primeira do cronograma de 37 municípios, entre Região Metropolitana de Fortaleza e Interior, a serem contemplados com os equipamentos até o próximo mês de março.

“Essa implantação do Batalhão já vai ajudar a reforçar a segurança no período do Carnaval em Aracati. Também vamos iniciar o sistema de câmera para videomonitoramento, com todas as imagens integradas com o Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança). Teremos acesso a todos os vídeos em tempo real. Será um grande incremento para a Segurança Pública”, complementou o governador.

As outras cidades que terão o serviço de videomonitoramento são: Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Horizonte, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Acaraú, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Granja, Itapajé, Itapipoca, São Benedito, Sobral, Tianguá, Viçosa do Ceará, Acopiara, Aracati, Barbalha, Beberibe, Crateús, Crato, Icó, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Tauá e Trairi.

Universidades
O bate-papo também rendeu boa notícia a profissionais do Ensino Superior. O governador assinou mensagem governamental para ser encaminhada à Assembleia Legislativa, que dispõe sobre o incremento salarial dos professores substitutos, temporários ou visitantes das universidades estaduais – Uece, UVA e Urca.

Perguntas e respostas
Camilo respondeu a dúvidas e questionamentos de cearenses durante a transmissão ao vivo. O aracatiense Ricardo Smith perguntou acerca dos projetos que o Governo do Ceará tem para tirar crianças e jovens das ruas. O governador explicou que o Estado não tem medido esforços na elaboração e execução de diversas políticas na área social para gerar mais oportunidade e cidadania para a juventude.

“Temos vários projetos importantes na área social. Estágios remunerados, Escolas Profissionalizantes, programas especiais na área do Esporte. Em fevereiro, por exemplo, vamos lançar o Bolsa Esporte. Criamos no ano passado o programa Avance, que dá bolsa para o universitário saído de escola pública, além do Jovem Aprendiz, do Mais Infâcia. Existem diversos programas do governo para apoiar e acolher jovens, crianças no Estado”, enfatizou.

Fernando Vieira questionou sobre a data para o reajuste salarial para servidores estaduais. O chefe do Executivo esclareceu que ainda neste mês será anunciado o novo percentual. “Durante a próxima sexta-feira e no sábado haverá reunião geral com todos os secretários. Na quinta-feira, me reúno com a Secretaria da Fazenda. Vamos trabalhar essa questão para que ainda na próxima semana possamos anunciar o reajuste”, disse.

Esclarecendo indagações de diversos cidadãos que participaram do bate-papo, Camilo Santana divulgou o cronograma para os aprovados no concurso para Agente Penitenciário.

O governador disse que o exame de aptidão física foi nesta quarta-feira (16), com resultado previsto para o dia 16 de fevereiro, quando haverá segunda chamada para aprovados repetirem o teste. A divulgação do resultado geral será feita no dia 6 de março, mesma data do início da avaliação psicológica, que tem resultado previsto para o dia 6 de abril. Em 16 de abril, haverá a segunda chamada da avaliação psicológica. No dia 15 de maio, terá início o curso de formação.

Agenda do governador
Nesta quarta-feira (17), Camilo Santana revelou que participará de um encontro em Brasília para debater a temática da Educação. Na ocasião, explicou o governador, será lançado o plano de escolas em tempo integral para 2018.

“O Ceará mais uma vez vai ser o campeão na ampliação de número de escolas em tempo integral. Começamos com 26 em 2016, depois passamos a 71. Agora nos preparamos para ter 111 escolas regulares de Ensino Médio em tempo integral no Estado do Ceará. Somadas às 117 que temos profissionalizantes, são 228 escolas”, afirmou.

Na quinta-feira (18), o governador viaja até o município de Morada Nova para o lançamento do Hora de Plantar 2018, programa de auxílio a agricultores familiares com investimento de R$ 18 milhões em distribuição de sementes.

Durante a sexta-feira (19) e o sábado (20), Camilo se encontrará com os gestores estaduais para a realização do Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP), em série de reuniões na Residência Oficial. No domingo, o governador informou que participará de evento religioso no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza.

Veja a transmissão completa.

 

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!