Destaques

Governador sanciona lei que autoriza passe livre intermunicipal para acompanhantes de deficientes.

O governador Camilo Santana sancionou, nesta terça-feira (10), durante bate-papo ao vivo em sua página do Facebook, lei que estende o passe livre intermunicipal a acompanhante de pessoas com deficiência e hemofilia. De Brasília, onde a transmissão foi realizada, Camilo Santana também assinou lei que torna a Cearáportos uma companhia de desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

“Estamos construindo parceria com o Porto de Roterdã. E temos no Complexo (Portuário do Pecém), a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), uma zona livre de comércio exterior, única em funcionamento do Brasil. Temos também a Cearáportos, empresa que gerencia o Porto do Pecém. Então, queremos unificar esses órgãos e criar uma empresa que possa aglutinar todos esses equipamentos”, explicou o governador. “Isso vai facilitar o gerenciamento desse novo projeto que temos para o Ceará: de torná-lo um centro de conexões aéreas, de comunicação, e, agora, de cargas marítimas”, continuou.

Com a nova legislação, a Cearáportos passa a se chamar Complexo Industrial e Portuário do Pecém S/A (CIPP S/A) e será vinculada administrativamente à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, e não mais à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). De acordo com o governador Camilo Santana, tais mudanças são necessárias para potencializar o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Camilo Santana viajou para o Distrito Federal para acompanhar a posse da desembargadora Iracema Vale, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), como membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Empossada pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministra Cármen Lúcia, Iracema Vale é a primeira desembargadora do Poder Judiciário cearense a integrar o Conselho. “É mais um membro cearense no Conselho. Desejo sucesso nessa nova missão em Brasília” parabenizou o governador. Ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado (OAB-CE), Valdetário Monteiro é outro cearense que integra, desde agosto deste ano, o CNJ.

Também em Brasília, o chefe do Executivo cearense reuniu-se com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, para discutir ações para o Ceará. Em breve, segundo Camilo Santana, Beltrão virá ao Estado para tratar de projetos que beneficiem o Ceará.

Perguntas e respostas

Durante a transmissão, Camilo Santana respondeu a alguns questionamentos de internautas. Alberto Pinheiro, de Icó, perguntou sobre ações no município. “Realizamos o asfaltamento da cidade, em parceria com a prefeitura. E está previsto a implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), Areninhas, Praça do Mais Infância, estradas. Mas fica aqui sua cobrança pra que a gente possa trabalhar ainda mais por Icó”, respondeu o governador.

Marta Fontenele, de Coreaú, pediu mais segurança para a cidade. “Já temos base do BPRaio e base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), em Sobral (distante cerca de 71 quilômetros de Coreaú). Mas estamos ampliando o efetivo da Polícia Militar com o novo concurso. Vamos dar um apoio maior a esse município”, garantiu o gestor.

Na área da saúde, Camilo Santana afirmou que está adquirindo equipamentos para aparelhar 22 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) espalhadas pelo Ceará. “Vamos dar ordem de serviço, ainda, do hospital da região do Vale do Jaguaribe”, antecipou. O governador também discutiu temas como segurança hídrica e economia do Estado.

Veja a transmissão na íntegra.

 

Deixe sua Mensagem

comentários

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 137 outros assinantes