Regionais

Matéria da TV Verdes Mares destaca a irregularidade da quadra invernosa em Tamboril; Assista.

Com distribuição irregular, as precipitações da estação chuvosa de 2017 foram mais abundantes na região norte do estado e menos frequentes no centro e no sul do Ceará. A distribuição irregular causou um fenômeno curioso: na cidade de Tamboril, há fartura em decorrência da abundância das chuvas em uma região e perdas pela falta dela na mesma cidade.

Enquanto que no distrito de Carvalho, em Tamboril, as chuvas de janeiro a maio trouxeram fartura de água para os moradores e boa safra de milho e feijão, no outro extremo da cidade a situação foi oposta: as chuvas foram escassas e as perdas da agricultura chegaram a 90%.Tamboril fica no centro-oeste do Ceará, a 302 quilômetros de Fortaleza.

Uma das prejudicadas pela falta de chuva na região é a dona Maria, agricultora. Nos últimos anos ela viu a produção de frutas e legumes se perder ano após ano. Mesmo assim, não desiste e segue plantando na esperança de chuvas abundantes. Ela conta que esse ano não conseguiu colher quase nada e que água disponível é somente a do carro pipa. A situação é a mesma em quase todas as comunidades do município.

Veja vídeo da matéria que foi ao ar na TV Verdes Mares, logo abaixo.

(Do G1)

 

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!