Destaques

Novos municípios são dispensados de pagamento do Hora de Plantar

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf), incluiu os municípios de Araripe, Boa Viagem, Canindé, Itatira, Limoeiro do Norte, Madalena, Morada Nova, Palhano e Salitre no relatório de dispensa do pagamento da 31ª edição do Projeto Hora de Plantar.

Após atualização do relatório de perda de safra, emitido no mês de novembro pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), foi registrado que as nove cidades tiveram perdas acima 50% no período 2017/2018 e/ou índice pluviométrico também abaixo de 50% da média neste ano. A inclusão segue agora para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

Com os novos dados, a dispensa equivale aproximadamente a R$ 6,9 milhões investidos, nos 42 municípios registrados. O número representa um reembolso por parte dos agricultores em torno de R$ 3.069 milhões, referente à 1.337 tonelada de sementes (milho híbrido, milho variedade, feijão caupi, sorgo forrageiro e mamona), 2.251.810 raquetes de palma forrageira, 68.280 mudas (cajueiro anão e essências florestais) e 200 m³ de maniva, em 90.957 operações, uma vez que um dos 61.820 agricultores podem ter recebido mais de uma cultura.

Conforme já antecipado em outubro, referente às sementes de Milho Híbrido, disponibilizadas na safra 2017/2018, aos municípios de Ocara, Missão Velha e Várzea Alegre, uma vez que apesar das sementes terem apresentado resultado nos testes de germinação satisfatório, em que não foi observado em campo germinação equivalente, não sendo possível identificar o motivo exato, entretanto sugere-se que na época da disponibilização / plantio das sementes em questão não havia umidade no solo suficiente para germinação e desenvolvimento inicial da cultura.

A SDA também dispensou o pagamento da Maniva Semente, disponibilizada na safra 2016/2017, de Quixeramobim, uma vez que as sementes foram entregues em meados de abril, quando a quadra invernosa já havia cedido.

(Com SDA)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!