Destaques

Possibilidade de chuva no Carnaval é de até 90%.

O Carnaval deve ser molhado para parte dos cearenses, conforme a previsão meteorológica do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). De sexta-feira (9) a terça (13), o órgão indica de 70% a 90% de probabilidade diária de precipitações em cidades como Fortaleza, Sobral, Crateús, Pedra Branca e Cascavel, com variação de nuvens e pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia. No sábado (10), o clima deve ficar instável, com períodos curtos de sol intercalados com nebulosidade e chuvas a qualquer hora do dia, conforme o Cptec.

Já em cidades da região Sul do Estado, como Iguatu, Ipaumirim, Crato e Juazeiro do Norte, o prognóstico indica boa probabilidade de chuvas, em torno de 80%, também no sábado. Contudo, domingo e segunda deverão ter queda nas possibilidades, de 5% a 30%, que voltarão a aumentar na terça-feira de Carnaval. No mesmo período, a temperatura deve variar dos 23ºC aos 31ºC em todo o Ceará.

Contudo, apesar de uma possível amenidade no calor, o Cptec alerta que o Índice Ultravioleta (IUV) deve atingir o nível “extremo” em todos os dias da folia. Tal medida representa riscos para a saúde humana, principalmente à pele, e exige cuidados extras dos foliões cearenses porque, dentre as reações agudas à radiação ultravioleta, estão as queimaduras, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Funceme

Os dados do Cptec encontram ressonância no levantamento da empresa Climatempo, que estima até 90% de probabilidade de chuva para o Norte e Litoral do Estado durante todo o Carnaval e queda nas precipitações da região Sul a partir do domingo. Já a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou que divulgará a previsão para o Carnaval 2018 na próxima sexta-feira (9).

O Carnaval mais chuvoso dos últimos dez anos ocorreu em 2012, com base nos dados compilados pelo Calendário das Chuvas no Estado do Ceará, alimentado pela Funceme. Levando em consideração o intervalo de seis dias, de sexta-feira à quarta-feira de Cinzas, aquele ano contabilizou média de 75,3 mm, em todo o Ceará. Em seguida, aparece o ano de 2009, com média de 64,3 mm.

Os piores anos de precipitações durante os dias de Carnaval dos últimos dez anos foram em 2016 e 2013, com apenas 2,4 mm e 3,8 mm, respectivamente, conforme a Funceme.

(Diário do Nordeste)

Deixe sua Mensagem

comentários

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 166 outros assinantes