Destaques

Projeto abre inscrições para bolsas de estudo no ensino médio em colégios particulares de excelência no Ceará

A Primeira Chance inicia inscrições para novo processo seletivo do programa de bolsas de estudo. A instituição identifica jovens talentos de famílias de baixa renda que demonstram capacidade e dedicação para alcançar sucesso acadêmico e profissional. Podem se candidatar às vagas alunos matriculados do 8º ano do ensino fundamental ao 1º ano do Ensino Médio em escolas públicas, tendo no máximo 17 anos completos no momento da inscrição e perfil de alto rendimento escolar. As inscrições são gratuitas e acontecem até 30 de setembro através do site www.primeirachance.org.

Para participar do processo seletivo, que concederá bolsas para o ano letivo de 2019, o aluno deve vir de família com renda per capita de até um salário mínimo (ou seja, renda de no máximo R$ 954 por pessoa) e não pode ter repetência no histórico escolar. O programa receberá inscrições de todos os Estados brasileiros, desde que os interessados tenham condições comprovadas de moradia na cidade onde se localiza a instituição de ensino em que irá estudar, caso seja selecionado pelo time de avaliação. Atualmente, são parceiras do projeto o Colégio Ari de Sá e Farias Brito, ambas instituições com excelentes resultados no ENEM e alto índice de aprovação nas universidades mais concorridas do País. Além disso, o SAS Plataforma de Educação concede gratuitamente material didático para todos os bolsistas da organização que estudam em escolas parceiras.

O processo seletivo envolve quatro etapas:

Inscrições

Análise de perfil – demográfico, acadêmico e econômico, conforme critérios citados acima
Teste presencial – com provas de Matemática, Português e Redação. O teste acontece no dia 14 de outubro, às 12h30
Entrevistas – entrevista individual com candidato e entrevista conjunta com candidato e responsável legal. As entrevistas acontecem no dia 27 de outubro.
Além das bolsas de estudo, cada bolsista é acompanhado por um mentor para orientá-lo em decisões de carreira e facilitar acesso aos demais bolsistas e parceiros da iniciativa, de forma a ampliar a rede de conexões dos estudantes. Entre os benefícios do projeto estão, ainda, material escolar, transporte, alimentação e uniforme.

Professores e diretores de escolas da rede pública também podem indicar jovens talentos ao projeto, por meio do e-mail [email protected] Há ainda uma busca proativa do projeto, monitorando resultados de grandes olimpíadas de conhecimento, por exemplo.

Desde o início de sua atuação, o projeto já encaminhou 33 bolsistas para universidades. Exemplo disso é Wenderson de Oliveira, jovem de 22 anos que morava na cidade de Caucaia e está prestes a ser a primeira pessoa de sua família com diploma ensino superior. Hoje, Oliveira cursa o último semestre de Economia no Insper e atua na consultoria americana Cambridge Family Enterprise Group, oportunidades que conquistou graças à Primeira Chance.

SERVIÇO: Processo seletivo para Bolsas de Estudo no Primeira Chance

Critérios: Jovens com até 17 anos completos no momento da inscrição, cursando 8º, 9º ou 1º ano do Ensino Médio. Sem repetência em anos escolares e membro de família com renda familiar per capita de até 1 (um) salário mínimo. Será necessário comprovar condições de moradia na cidade da instituição de ensino em que irá estudar, caso selecionado.

Inscrições: de 01/08 a 30/09

Local de processo seletivo: Colégio Ari de Sá – Av. Duque de Caxias, 519 – Centro, Fortaleza – CE

Mais informações: www.primeirachance.org

Sobre a Primeira Chance

Primeira Chance é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que, há sete anos, promove a inclusão social de jovens de baixa renda investindo em educação. A organização concede bolsas de estudo em colégios particulares e suporte financeiro para a educação de jovens estudantes com grande potencial.

Sobre o SAS Plataforma de Educação

O SAS é uma Plataforma de Educação que desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços para mais de 700 escolas e 230 mil alunos em todo o Brasil. SAS é uma solução da Arco Educação, uma companhia focada em soluções educacionais para o ensino básico que alia educação de excelência e gestão eficiente.

Comente com Facebook