Regionais

Seminário transforma Crateús em epicentro de estudos linguísticos.

7281891860_129f786b26

O município de Crateús se transforma num verdadeiro epicentro dos estudos linguísticos, nesta semana, com a realização do IV Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem, promovido pelo Instituto Federal de Educação do Ceará – IFCE campus de Crateús, nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro. O evento reúne mais de 300 participantes, entre estudantes, professores, pesquisadores, incluindo alguns dos mais conceituados especialistas na área.

A programação, que terá início nesta quinta-feira (25), às 19 horas, consta de um variado leque de atividades, dentre elas, palestras e minicursos, além de espaço para trocas de livros, atividades recreativas e apresentações culturais.

A abertura do evento contará com atividades culturais, destacando-se a participação da banda de música da Prefeitura de Crateús e de performance poética, com a participação de alunos do campus. Em seguida, terá início a apresentação do painel temático “A Linguagem em três dimensões”, com a participação de palestrantes convidados.

A primeira palestra da noite de abertura será apresentada pela professora Sara Regina Scotta Cabral (UFSM), abordando O Trabalho com gêneros textuais e sua contribuição para o ensino de línguas. O estudo intitulado Considerações sobre as relações entre Linguagem e Biologia, do professor José Ferrari Neto (UFPB), dará continuidade ao painel. O encerramento da programação de abertura ficará por conta da palestra A Sociologia e as Linguagens: uma pequena reflexão sobre os discursos de cooperação entre Brasil e a África e sobre a (des)macumbização, apresentada pelo professor Basilele Malomalo (UNILAB-Bahia).

De acordo com o professor Wellington Costa, presidente da comissão de organização do evento, os eixos temáticos do seminário contemplam diferentes áreas, que vão dos estudos da tradução à literatura africana. “Ele perpassa questões filosóficas, sociológicas, antropológicas e pedagógicas de todas as áreas abrangidas pelas ciências sociais”.

Quanto aos objetivos, ele salienta o intuito de promover a interiorização das discussões acerca dos estudos da linguagem, levando-as para regiões fora dos eixos hegemônicos do Nordeste do Brasil, além de fortalecer a integração das instituições: “O grande propósito do SIC é demonstrar que no interior também se faz pesquisa com qualidade e se forma com responsabilidade”.

O SIC é uma realização conjunta do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE/Campus Crateús) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), com o apoio institucional da Universidade Regional do Cariri (URCA) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Configura a programação completa em: https://ivsic.wordpress.com/programacao/

Serviço:

IV Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem (IV SIC)

Local: IFCE Campus de Crateús

Data: 25 a 27 de fevereiro de 2016.

Credenciamento (ouvintes): dia 25, às 17 horas | Abertura: dia 25, às 19 horas

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!