Regionais

Subiu para 14 o número de açudes com 100% da capacidade no Ceará.

Ceará já possui 14 açudes que estão com 100% do volume. O Açude Várzea da Volta, no município de Moraújo, sangrou nesta sexta-feira (13), segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Outros dois receberam aporte total na quinta-feira (12). O açude Itapajé, no município de mesmo nome, e o Açude Angicos, na em Coreaú.

Os açudes que estão com 100% de sua capacidade são: Açude Várzea da Volta, no município de Moraújo; Angicos, em Coreaú; Açude Itapajé, em Itapajé; Maranguapinho, em Maranguape; Acaraú Mirim, em Massapê; Caldeirões, em Saboeiro; Itaúna, na cidade de Granja; Tucunduba, em Senador Sá; Cocó, na capital; Germinal, no município de Palmácia; Tijuquinha, em Baturité; Colina, na cidade de Quiterianópolis e Barragem do Batalhão em Crateús. Vinte e dois açudes do Ceará estão com capacidade acima de 90%.

Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 5,87% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 8,17% do volume máximo. Os reservatórios devem seguir recebendo aporte de água até, pelo menos, o início da próxima semana, quando devem ocorrer fortes chuvas em todas as regiões do Ceará, conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

(Com G1)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!