Policial

Câncer de próstata e de mama são os que mais matam no Ceará

cancer-mama-alamy456

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), neste ano, o Ceará deve registrar 2.300 novos casos de câncer de próstata e mais 2.000 de mama. Os dois tipos são os que mais matam homens e mulheres no estado. De acordo com o diretor do Instituto, Ricardo Costa, o aumento de outros tipos chama a atenção dos especialistas. “Principalmente os casos de câncer de próstata, pulmão e de intestino entre os homens. Entre as mulheres, o câncer de mama, de colo uterino, tumores de intestino, estômago e pulmão”.

Os dados do Instituto servem como alerta à procura pelo diagnóstico precoce e tratamento. A prevenção esbarra, ainda, em alguns tabus. “Talvez o grande desafio, além de levar o serviço de saúde à população, é vencer algumas barreiras que existem no pensamento de cada um. Existe ainda um tabu de que o homem não pode fazer o exame do toque retal, que isso mexe com a masculinidade”, explica.

Ricardo destaca o cigarro como fator externo que mais contribui para o aumento na incidência do câncer. “Se conseguíssemos fazer com que as pessoas parassem de fumar, haveria um impacto na grande maioria dos tumores”. Segundo ainda o Inca, no Nordeste, a incidência da doença entre homens deve atingir 174 novos casos a cada 100 mil homens. Já entre as mulheres, essa taxa deve ser de 180.

(Inca)

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm