Policial

Ceará apresenta o quarto maior volume de investimento público acumulado do Brasil entre 2007 e 2013

Investimento_2013

O Gráfico 1, acima, apresenta o montante do investimento público acumulado dos Estados Brasileiros e Distrito Federal no período 2007 a 2013, dados esses oficiais da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Destaca-se naturalmente o desempenho dos Estados mais ricos da federação, com a liderança de São Paulo com 75,2 bilhões de reais, seguidos de Minas Gerais com 34,1 bilhões e Rio de Janeiro com 32,1 bilhões de reais.

O Ceará vem na sequência com 16,1 bilhões de reais, na frente da Bahia, Amazonas, Pernambuco e Distrito Federal, para citarmos apenas os 8 primeiros. Deve-se ressaltar o importante desempenho do investimento público no Ceará, haja vista, o tamanho relativo de sua economia.

Enquanto o PIB de São Paulo corresponde a 32,6% do Brasil, Minas Gerais 9,3% e Rio de Janeiro 11,2%, o Ceará representa apenas 2,2% do produto nacional. Esse resultado pode ser atribuído, no nosso caso, da maior capacidade de investimento adquirida principalmente pelo aumento da arrecadação própria, especialmente através do aumento do ICMS, assim como pela gestão dos investimentos realizados.

Nesse contexto, os investimentos públicos no Ceará têm ajudado a garantir uma taxa de crescimento no Estado acima da taxa nacional: enquanto o Brasil cresceu nesse período 27,14% o Ceara apresenta uma taxa estimada de 35,41%. Por fim, há de se ressaltar também que se num primeiro momento esses investimentos entram como componente de demanda agregada é de se esperar nos próximos anos o aumento da capacidade produtiva do Estado o que pode garantir um crescimento sustentável por algum tempo.

(Blog do Ataliba)

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm