Policial

CEARÁ: Temos a maior rede de escolas profissionalizantes de tempo integral do Brasil.

Educação_Profissionalmapa

O estado do Ceará já inaugurou 105 Escolas Profissionalizantes de Ensino Médio em Tempo Integral (EEEP), constituindo-se na maior rede em funcionamento atualmente no Brasil. A meta é chegar ao final de 2014 com um total de 140 escolas, estando presente na grande maioria dos municípios cearense (Ver mapa acima).

A rede começou a funcionar desde 2008 e no total já possui quase 40 mil alunos matriculados. No período da manhã eles se dedicam a conclusão do ensino médio e a tarde a um curso técnico em 26 áreas temáticas como enfermagem, segurança do trabalho, informática, turismo, dentre outros. No último ano do ensino médio, todos os alunos estagiam em empresas relacionadas a suas áreas de especialização, sendo que o estado do Ceará é quem custeia esses estágios, dando a oportunidade para que o estudante já tenha uma experiência de trabalho.

O custo de manutenção das escolas em funcionamento gira em torno de R$ 500 milhões, custeados basicamente com recursos do Tesouro Estadual. Certamente, quando toda a rede estiver completa e ampliada para 100% dos alunos da rede estadual, isso será sem sombra de dúvida uma grande contribuição para o desenvolvimento do Estado, haja vista que devido as nossa carências atuais, o capital humano constitui-se num dos ingredientes fundamentais para a geração de riqueza em nossa sociedade. Ademais, não podemos também perder de vista os benefícios sociais que serão advindos da permanência em tempo integral dos alunos nessas escolas.

(Blog do Professor Ataliba)

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm