Policial

Chuvas deverão ser regulares em 2015 aponta consultor da era Tasso.

chuva alcantaras

O inverno de 2015 deverá ser considerado regular porque as condições atmosféricas estão apontando nesse sentido. A previsão é de Hipérides Macedo, consultor da área e ex-secretário de Recursos Hídricos do governo Tasso Jereissati. Justificando a previsão, Macedo disse que os sinais ligados ao sistema El Niño e oceano Atlântico estão favoráveis a que o inverno de 2015 seja regular. O consultor explica, ainda, que o fenômeno El Niño esquenta as águas do oceano Pacífico e isso no momento não está acontecendo, que é sinal de que o inverno deverá ser normal.

Acrescenta que a temperatura do oceano Atlântico pelo menos agora está correta. Macedo prevê chuva no Ceará, mais precisamente na região caririense, a partir de dezembro deste ano.

Macedo observa, também, que no registro histórico estatístico do Ceará não há caso de quatro anos seguidos de seca. Lembra que já aconteceram três anos seguidos de seca e se foi assim 2015 não deverá ter inverno irregular. E enfatiza – no registro histórico estatístico do Ceará não há ainda quatro anos seguidos de estiagem, a não ser que a mudança possa acontecer agora.

O consultor, que foi a Recife desenvolver projeto para a construção de dois açudes no Estado de Pernambuco, analisou que a situação do Ceará no que se refere a estoque de água nos reservatórios não é de desespero, porque, dá exemplo, o açude Castanhão ainda tem água para no mínimo dois anos. Mesmo assim ele observa que o inverno de 2015 é preciso ser regular, porque já há regiões secas.

 Adutoras

Macedo acrescenta que o governo Cid Gomes está construindo agora adutoras que vão funcionar com açudes estratégicos, que vão levar água de onde tem para onde não tem. Isso, segundo ele, vai melhorar muito as regiões secas do Ceará, como Canindé, sertão de Crateús, região dos Inhamuns e algumas outras áreas da Chapada do Apodi.

 (Com informações de Tarcísio Colares / OEstadoCE)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!