Mal havia se confirmado a reeleição de Dilma Rousseff (PT) para presidente do Brasil na noite deste domingo (26) e comentários preconceituosos contra os nordestinos começaram a pipocar nas redes sociais. A região concentra o maior número de votos da petista.
“Parabéns ao povo do Nordeste que vota no PT e depois vai pra SP governado pelo PSDB buscar uma vida melhor!”, escreveu uma internauta no Twitter que declarou o voto no candidato do PSDB com a hashtag #EuVoteiAécio45.
A enxurrada de postagens ofensivas ganhou força com a marcha da apuração que definiu a vitória de Dilma em cima do tucano. “Aécio vai perder por causa do Nordeste, depois não querem sofrer bulling”, postou outro usuário do microblog.
“Com muito orgulho #EuVoteiAécio45 Nordeste parabéns vocês f*** o Brasil. Ignorantes 16a [16 anos] de PT Partido dos Trouxas, vão pedir esmolinha espera [SIC]“, tuitou outra eleitora. A hashtag declarando o voto no peesedebista alcançou o topo nos trending topics do Twitter logo após o final da apuração, por volta de 20 horas.
O discurso de ódio contra o povo do Nordeste marcou também o primeiro turno das eleições. Foi criado na época o Tumblr “Esses Nordestinos“, que reunia mensagens ofensivas contra os eleitores de Dilma.
(Tribuna do Povo)