Policial

Segunda etapa da vacinação contra a aftosa no Ceará começa segunda dia 02/11

1178

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2014, terá inicio a partir da próxima segunda-feira (02) no Ceará. com duração de um mês a campanha ira até o dia 02 de dezembro.

De acordo com o coordenador do Programa de febre Aftosa no Ceará, Joaquim Sampaio Barros, “preferimos adiar para segunda-feira o início da campanha por causa do feriado de Finados“. No Estado existem 2 milhões e 600 mil cabeças de bovinos e bubalinos.

Na primeira etapa, vacinamos 94,35% do total. A meta agora é chegarmos aos 100%”, diz Joaquim Sampaio, ao acrescentar que o Nordeste foi reconhecido pela Organização dos Estados Americanos (OEA) como livre de febre aftosa com vacinação.

Após a vacinação, o produtor deve apresentar a relação dos animais vacinados e a nota fiscal da vacina nos escritórios do serviço veterinário oficial, para a devida comprovação. Os serviços veterinários estaduais têm o prazo de 30 dias para encaminhar ao Ministério da Agricultura o relatório das atividades da campanha contra a doença.

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. A enfermidade é transmitida principalmente pelo contato entre animais doentes e sadios. O vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas.

(Diário do Nordeste)

Compartilhe!

Feiticeiro Fm

Cópia de conteúdo proibida!