Termina nesta terça-feira, (2), o prazo para a vacinação do rebanho do Estado do Ceará contra a febre aftosa. Os produtores devem adquirir as vacinas nas lojas veterinárias credenciadas. O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, apela aos criadores para que não percam o prazo para a vacinação. “Temos mais de 2,6 milhões de bovinos e conquistamos o reconhecimento como zona livre internacional de febre aftosa, mas é importante que continuemos vacinando o rebanho para podermos exportar o nosso rebanho e os nossos produtos derivados”.
O secretário Nelson Martins ressalta que o animal contaminado com vírus da febre aftosa, o criador coloca em risco o próprio rebanho e todo o rebanho do Estado, em virtude do alto poder de transmissão do vírus. A meta de vacinação do rebanho é de 95% do rebanho e de 88% das propriedades imunizadas.
“A não vacinação do rebanho trará aos criadores a inadimplência, acarretando assim nas sanções legais como multa e a não autorização da emissão da guia de transito animal (GTA) para os criadores que não vacinaram o rebanho”, afirmou o presidente da ADAGRI, Augusto Júnior. A média da dose de vacina está R$ 1,70 e a multa para aqueles criadores inadimplentes está em torno de R$ 16,00 por cabeça.