Policial

Homens consomem três vezes mais álcool do que mulheres

Uma pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o percentual de homens consumindo bebida alcoólica é quase três vezes maior que o das mulheres no País. Foi constado que 36,3%, ou 25 milhões deles, tomam algum tipo de bebida alcoólica uma vez ou mais por semana, enquanto 13%, ou 10 milhões das mulheres, ingerem álcool.

A coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Maria Lucia Vieira, uma das responsáveis pela enquete, afirmou que o fato de as mulheres beberem menos está ligado a viverem mais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo abusivo de bebidas alcoólicas é considerado um fator de risco das principais doenças crônicas não transmissíveis, bem como de acidentes e atos violentos.

O levantamento revelou ainda que os portadores de curso superior completo, 30,5%, são os que mais consomem álcool: “Pode ter a ver com a renda”, afirmou a coordenadora. O estudo inédito revela ainda que os maiores consumidores estão na faixa etária de 25 a 39 anos, 28,5%; enquanto a faixa de 60 anos ou mais tem o menor percentual, 14,2%. O levantamento também inclui as etnias dos consumidores, sendo 26,5% da preta, 25,3% da branca e 22,1% da parda.

As pessoas de curso superior completo, 30,5%, destacam-se como as que mais tomam bebidas alcoólicas; e as sem instrução e com ensino fundamental incompleto, como as que têm menor consumo, 19%.

Outro destaque foi o percentual de 24,3% de quem já bebeu e dirigiu veículos, que variou de 20,8% na Sudeste e a 29,6% no Centro-Oeste. Esses números foram maiores entre os homens, 27,4%, do que entre mulheres, 11,9%.

O IBGE visitou um total de 80 mil moradias em 1.600 municípios para a conclusão da Pesquisa Nacional de Saúde em 2013. Depois calculou estimativas em cima das 146,3 milhões de pessoas com 18 anos ou mais de idade no País.

(Da Folhapress)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!