Policial

Ministro Cid Gomes inaugura nova unidade de Instituto Federal no Ceará em Itapipoca

O ministro da Educação, Cid Gomes (PROS), inaugurou nesta segunda-feira (26) o novo campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE), no município de Itapipoca, a 140 km de Fortaleza. A cerimônia contou com a presença do governador Camilo Santana (PT), do reitor do instituto, Virgílio Araripe, do prefeito da cidade, Dagmauro Moreira, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (PROS), e demais convidados.

Com a inauguração do novo campus, o IFCE chega a 26 unidades. Até 2016, serão entregues mais sete unidades no Ceará. Segundo Cid Gomes, a expansão deve continuar. “Nosso compromisso é ampliar o acesso à educação”, pontuou o ministro.

De acordo com Cid Gomes, uma grande meta de sua gestão à frente do MEC é o ensino básico. “Governador Camilo, quero afirmar aqui que a modalidade ensino básico será ao nosso maior desafio e o ensino fundamental, nossa maior preocupação”, comentou. “O nosso compromisso de ampliar a educação se firma com a implantação de um Campus avançado da Universidade Federal em Itapajé, que eu já assegurei e eu assumo o compromisso de não medir esforços para criar o Campus avançado da UFC em Itapipoca”, concluiu.

“É importante contar com o apoio do ministro Cid Gomes, principalmente no momento em que a presidenta Dilma elege como lema para o seu governo “Brasil, pátria educadora!”. Eu parabenizo a iniciativa do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma, de expandir os institutos federais por todo o Brasil. Aqui no Ceará eram quatro no início do Governo. Estamos em 26 com planejamento para 33 e vamos expandir ainda mais”, disse o governador Camilo Santana.

O campus de Itapipoca possui área construída de 4.442 m², com 10 laboratórios e 20 salas de aula, bloco administrativo, auditório, biblioteca e sala de videoconferência. A unidade tem ainda um bloco voltado para os cursos da área da indústria, com mais seis laboratórios, sala de aula e oficina de manutenção, bem como um ginásio poliesportivo coberto.

“É uma meta cumprida, mas ainda temos muito a fazer pela educação, que deve ser sempre prioridade”, destacou o reitor Virgílio Araripe. Segundo ele, a unidade já oferta os cursos de operador de computador e cuidador de idoso para 50 alunas atendidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Alguns cursos já têm turmas em andamento desde dezembro do ano passado.

A oferta de cursos pelo IFCE de Itapipoca começará ainda no primeiro semestre de 2015, por meio das formações técnicas em edificações e mecânica. “Os cursos foram definidos em parceria com a comunidade, por meio de consulta”, explicou Virgílio Araripe.

(Site do PROS)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!