Policial

Tamboril participa de encontro na SDA que trata sobre políticas públicas para os municípios.

11157964_10153230292909699_831413987_n

Aconteceu nesta terça-feira (14), na Sede da SDA em Fortaleza, o Encontro com Secretários Municipais de Agricultura. Representando o município de Tamboril, o secretário de agricultura Noel Torres, acompanhado do vice-prefeito Marcelo Mota e do vereador Venceslau Torres, participaram do evento, que tratou sobre politicas publicas para o homem do campo.

Na abertura do evento o secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Dedé Teixeira, enfatizou a política do diálogo e do planejamento para a convivência com a seca. “Apesar das boas precipitações de chuvas dos últimos dias, temos a preocupação com algumas regiões do Sertão Central, por exemplo, que continuam com suas capacidades de abastecimento em estado de emergência”, salientou o secretário.

O tema do encontro foi “Exposição das Políticas Públicas da Secretaria do Desenvolvimento Agrário para os Municípios”.

O secretário destacou a importância do Plano Estadual de Convivência com a Seca, apresentado pelo governador Camilo Santana na Assembleia Legislativa e a necessidade do esforço conjunto para o enfrentamento da estiagem.

Outro ponto enfatizado pelo secretário é o foco na agricultura familiar e nos arranjos produtivos. “Cada região e cada município tem vocações econômicas a serem exploradas e potencializadas. O nosso trabalho, inspirado em toda a reestruturação ocorrida quando o Camilo Santana ainda era secretário, em 2007, é estimular esses setores produtivos como o leite e a piscicultura”, explicou.

Segundo Dedé Teixeira, o programa dos Territórios Rurais e de Cidadania será um dos principais eixos para implementação de políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável. Atualmente, são 13 os territórios de identidade mapeados pela SDA, onde já são desenvolvidos programas em parceria com Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), o Desenvolvimento Solidário do Território do Sertão Central, através do

O trabalho desenvolvido pelo secretário junto ao Comitê da Seca também foi destacado como fundamental para o acompanhamento das demandas dos municípios mais carentes por conta da seca. O comitê se reúne todas as segundas-feiras com vários representantes de órgãos como a Defesa Civil, Cogerh (Companhia de Gestão de Recursos Hídricos, SRH (Secretaria de Recursos Hídricos), Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), Corpo de Bombeiros e outros.

Para o secretário de Agricultura do município de Piquet Carneiro, Bismarck Bezerra, apesar da dificuldade com a seca enfrentada pela região do Sertão Central, o município foi atendido pelo Governo do Estado, através da SDA, com kits irrigação, perfuração de 26 poços (parceria entre Estado e Governo Federal), cisternas, quintais produtivos e adutoras de sistema simplificado, que vai diretamente para a residencia dos produtores rurais.

“Essa parceria é fundamental para os produtores e o município. Estamos com apenas 1,6% da capacidade do Açude São José II, que abastece a região. Precisamos agilizar a escavação e a instalação de mais poços e ampliar o programa dos quintais produtivos”, disse o secretário.

Para a secretária de Desenvolvimento do Meio Ambiente de Icapuí Dora Farias, o programa Água para Todos e Arranjos Produtivos (desenvolvido junto com o Pronaf) são fundamentais para garantir a renda dos produtores rurais. “Além disso, contamos coma parceria do Estado para assistência técnica e o Garantia Safra”, salientou a secretária.

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!