Policial

Estudantes representam o Ceará na maior feira de ciências do mundo

ISEFlanding

Dois projetos de ciências de estudantes de ensino médio do estado do Ceará conquistaram vaga entre os finalistas que irão representar o Brasil na maior feira de ciências do mundo, a Intel ISEF (Intel International Science and Engineering Fair). Os três jovens cearenses se juntam a uma comitiva de 30 estudantes, representando 10 estados brasileiros. O grupo é patrocinado pela Intel e expõe seus projetos no evento, que acontece nos Estados Unidos.

Da Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França, foi selecionado o projeto “SOS seca: semeando vida no semiárido cearense através de sistemas de captação e dessalinização de água de baixo custo”, produzido por Maria Vanessa Oliveira Teodósio e Fátima Natana de Miranda. Já o estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Limoeiro do Norte, Helyson Lucas Bezerra Braz, concorre com o projeto “Ação sinergética de antiviral natural”. Todos os projetos foram selecionados pela MOSTRATEC, feira associada à Intel ISEF no Brasil.

A edição 2015 da Intel ISEF acontece de 10 a 15 de maio, no David L. Lawrence Convention Center, em Pittsburg, estado da Pensilvânia. A feira reúne mais de 1.600 dos mais promissores e inovadores jovens cientistas do mundo, que apresentam seus projetos independentes de ciências e concorrem a US$ 4 milhões em bolsas de estudos e prêmios. Os vencedores serão anunciados no dia 15 de maio.

A ISEF é realizada desde 1950 e já revelou milhares de projetos inovadores, patentes e cientistas brilhantes para todo o mundo. Desde 1996, a feira conta com o patrocínio da Intel e traz o nome de Intel ISEF – Intel International Science and Engineering Fair. A Intel Brasil já levou mais de 750 jovens à feira.

SOBRE OS PROJETOS

SOS seca: semeando vida no semiárido cearense através de sistemas de captação e dessalinização de água de baixo custo

  • Estudante: Maria Vanessa Oliveira Teodósio e Fátima Natanna de Miranda
  • Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França
  • Finalista MOSTRATEC.

O projeto tem como objetivo apresentar um plano efetivo de combate a seca, o SOS Seca, que visa construir de forma cooperativa sistemas de captação e dessalinização de água de baixo custo com foco em aspectos ambientais, sociais e econômicos. Os resultados da pesquisa comprovam que os sistemas de captação e de dessalinização de água são alternativas eficientes no combate a seca e configuram-se como uma verdadeira medida proativa com efeitos imediatos sobre o sofrimento de 95% da população cearense.

Ação sinergética de antiviral natural

  • Estudante: Helyson Lucas Bezerra Braz
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Limoeiro do Norte
  • Finalista MOSTRATEC

O projeto desenvolveu uma polpa constituída da acerola, caju e goiaba adicionada de o óleo extraído da semente da romã como antigripal, resultando no aumento da defesa imunológica e eficácia contra tipos de vírus, em específico o influenza. Na fase inicial do trabalho foi avaliada a eficiência do antiviral (polpa) na remoção de sintomas da gripe com testes em humanos. Através de testes de leucograma, foi confirmada a resposta imunológica induzida pela polpa enriquecida em comparação ao remédio comprado. A perda de atividade do vírus, visualizada através de teste microscópico indicou a rápida ação da polpa combinada nas superfícies do vírus influenza. Portanto, neste trabalho foi comprovada a ação da polpa mista de frutos enriquecida para diminuição dos efeitos da gripe, melhoria do sistema imunológico e inibição da atividade do vírus Influenza.

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!