Policial

Secretaria da Saúde entrega equipamentos para combate à dengue

A Secretaria da Saúde do Estado amplia o combate ao mosquito Aedes aegypti com a entrega, nesta sexta-feira (29), às 14 horas, de 87 pulverizadores costais motorizados novos, mil rolos de tela de nylon e 109 capacetes às 22 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES). Com a entrega dos equipamentos, que será realizada no auditório Waldir Arcoverde, da Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, as regionais de saúde reforçarão as ações de vigilância e controle da dengue e da febre Chikungunya em todos os municípios do Estado, com a ampliação da pulverização de inseticida e o telamento de caixas d’água. Os equipamentos foram adquiridos pela Secretaria da Saúde do Estado com recursos do Ministério da Saúde, no montante de R$ 362.920,30.

Além dessas ações, é fundamental que as famílias façam sua parte no combate ao Aedes aegypti. Para controlar a proliferação do mosquito que transmite a dengue e a febre Chikungunya, a orientação é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados. Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pneus, pratinhos de vasos de planta.

Baldes, potes, quartinhas, bacias, camburões e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d’água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito. A eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana. Assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido. Com essas ações o mosquito não vai encontrar água para se reproduzir e, assim, continuar transmitindo a dengue. Este ano foram confirmados 9.878 casos de dengue em 126 municípios, com cinco óbitos, conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado na sexta-feira, 15 de maio.

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!