Policial

Vacinação contra gripe no Ceará, é prorrogada até 14 de junho.

vacinação hpv

Mesmo com o encerramento da campanha nacional de vacinação contra influenza, os postos de saúde de todo o Estado continuarão imunizando os grupos de risco por recomendação do Ministério da Saúde. No Ceará, a imunização poderá ser feita até o próximo dia 14.

Apenas cinco estados brasileiros conseguiram atingir a meta de vacinar 80% da população prioritária, que inclui crianças de seis meses a cinco anos, idosos, profissionais da Saúde e puérperas (mulheres 45 dias após o parto).

O Ceará conseguiu proteger 62,66% da população prioritária. A taxa da Capital foi menor: apenas 46% do grupo de risco recebeu vacinação. “Vamos tentar atingir a meta o mais rápido possível. Após proteger este público, a vacina fica disponível nos postos para as demais pessoas”, diz Vanessa Soldatelli, gerente de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A campanha começou no dia 4 de maio e deveria terminar em 22 de maio. De acordo com Soldatelli, as vacinas chegaram no Ceará com atraso, quando algumas pessoas já se recuperavam da gripe. “Isso leva as pessoas a pensarem que não precisam mais da dose. Não é assim. A vacina protege de novas gripes por cerca de um ano”, esclarece.

Na manhã deste sábado, o posto de saúde Paulo Marcelo, no Centro, ficou movimentado com pessoas em busca de vacina. A unidade, na rua 25 de março, é a única da Capital que funciona aos finais de semana e feriados, de 8h às 17 horas. O aposentado Luciano Leão, 70 anos, faz questão de se imunizar sempre nos primeiros dias da campanha. Este ano, porém, deixou para depois. “Foi negligência minha”, admitiu.

A vacina disponibilizada nos postos de saúde protege de três tipos de vírus: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B (sazonal). (Rômulo Costa)

Dos 184 municípios cearenses, apenas 81 atingiram cobertura superior a 80% , de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde.

(O POVO Online)

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!