A prefeitura de Tamboril, através da secretaria de saúde, está realizando desde o início do mês de Junho, em todos os distritos e na sede, as pré-conferencias de saúde.
No dia 02, a pré-conferência, aconteceu no distrito de Oliveiras, com ampla participação da população, propondo e discutindo ações relacionadas à saúde. Na oportunidade, aconteceu também, a eleição de membros para compor o Conselho Municipal de Saúde e escolher os delegados para Conferência Municipal de Saúde.
Para o enfermeiro Flávio Carvalho, “nas pré-conferências, a população tem a possibilidade de discutir e propor melhorias para o Sistema Local de Saúde por área geográfica, esse é um espaço democrático onde a sociedade tem a oportunidade de fortalecer o SUS”.
Ao todo, serão realizadas, 08 Pré-Conferências nos Distritos, já aconteceu no distrito de OLIVEIRAS, e acontecerá no distritos de Curatis, Açudinho, Sucesso, Carvalho, Boa esperança, Holanda e Sede.
Sobre as conferencias.
As Conferências de Saúde se iniciaram a 74 anos, cumprindo o disposto do art.90 da Lei nº. 378, de 13 de janeiro de 1937. A obrigatoriedade da realização das Conferências de Saúde foi mantida, em 1990, quando a Lei nº. 8.142 as consagrou como instâncias colegiada de representantes dos vários segmentos sociais, com missão de avaliar e propor diretrizes para a formulação da política da saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional.
A partir da Lei nº. 8.142 ficou estabelecida uma periodicidade de quatro anos para a realização das Conferências de Saúde, que conta com a participação dos movimentos sociais organizados das entidades ligadas à área da saúde dos gestores e dos prestadores de serviços. Para fortalecer o controle social e tornar a gestão participativa.
A Conferência Municipal, Estadual e Nacional terá como tema Básico “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas” e como eixo:” DIREITO DO POVO BRASILEIRO”.
Além do tema central a Conferência terá como Eixos Temáticos:
- Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade;
- Participação Social;
- Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde;
- Financiamento do SUS e Relação Público-Privado;
- Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde;
- Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS;
- Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS;
- Reformas Democráticas e Populares do Estado.