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Ceará eleva taxa de alfabetização de crianças ao final do 2º ano do ensino fundamental.

O Estado do Ceará supera os índices de desempenho de alfabetização e das disciplinas de Português e Matemática para alunos do 2º e 5º anos, respectivamente.

A divulgação dos resultados do acompanhamento aconteceu no encontro do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE), na manhã desta segunda-feira (29), no auditório do Tribunal de Contas dos Municípios, em Fortaleza, com as presenças da vice-governadora Izolda Cela e o secretário de Educação Maurício Holanda.

A vice-governadora Izolda Cela destacou o compromisso dos municípios e do Estado com a alfabetização na idade certa. Uma parceria que já está apresentando os resultados.

Com relação ao 2º ano do ensino fundamental, um acompanhamento do desempenho entre os anos de 2007 e 2014 demonstra que 84,6% dos estudantes encontram-se alfabetizados ao término dessa série. Em 2007, esse percentual era de apenas 39,9%.

Nesse mesmo período, a redução de percentual de alunos não alfabetizados ao final do 2º ano variou de 32,8% para 0,6%. Em 2014, a aprendizagem dos alunos do 5º ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, também melhorou em relação ao ano de 2008. Em Língua Portuguesa, o percentual de alunos no nível adequado subiu para 35,5%, enquanto em 2008 era de 6,8%. Já em Matemática, era de 3,6% e passou para 27,1%.

Ao todo, em 2014, 97.587 alunos do 2º ano e 115.273 do 5º ano do Ensino Fundamental de 4.192 escolas públicas participaram da avaliação.

O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Manuel Palácios, elogiou o Estado do Ceará pelos resultados.

No próximo mês de agosto, o governador Camilo Santana irá anunciar o novo desenho e as ações do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) para o ciclo 2015 – 2018, que terá como referência a trajetória e os resultados conquistados ao longo dos oito anos de realização do programa.

A vice-governadora Izolda Cela destacou que o PAIC será fortalecido e que os municípios terão papel fundamental nesta iniciativa.

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