Policial

Campanha de vacinação da Febre Aftosa cumpre meta

A primeira etapa da campanha de vacinação contra Febre Aftosa no Ceará encerrou com 93.69% de bovinos e 98,35% de bubalinos vacinados, mantendo assim a certificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona de livre de febre aftosa e permitindo a comercialização de animais para outros estados e outros países.

Desde 2014 que o Estado do Ceará foi reconhecido como zona livre de febre aftosa, e o objetivo do Governo para a segunda etapa da campanha é aumentar ainda mais o número, imunizando 100% do total de animais.

Os municípios de Chaval, Uruoca, Itaitinga, Pacatuba, Umari, Piquet Carneiro, Catarina, Pacujá, Graça e Morrinhos atingiram 100% de vacinação do seu rebanho.

Segundo dados de maio da Adagri, o Ceará tem um rebanho bovino de 2.598.751. Apenas 1.576 são bubalinos. O Centro-Sul tem a maior concentração com 484.384 cabeças. O Sertão-Central tem um total de 406.602 cabeças. Em terceiro vem o Cariri, com 396.911. A Zona Norte concentra 324.492 bovinos. Em último está o Sertão de Crateús, com 311.455 cabeças.

Para o Governador Camilo Santana, ter atingido a meta é garantir a qualidade de consumo e exportação do produto, além de ser importante para a economia do Estado.

De acordo com o coordenador estadual da campanha de vacinação de febre aftosa, Joaquim Sampaio, a participação dos criadores cearenses tem sido muito importante para o sucesso da campanha nos últimos anos, necessitando a adesão de todos para continuarmos livres da febre aftosa.

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!