Policial

Campanha contra paralisia infantil será lançada sexta-feira.

Nesta sexta-feira, 14 de agosto, às 9 horas, a Secretaria da Saúde do Estado e a Secretaria de Saúde de Fortaleza se juntam para lançar a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e também a Campanha Nacional de Multivacinação. O lançamento ocorrerá na Unidade de Saúde Edmar Fujita, na Avenida Alberto Craveiro, 480, Dias Macedo. A campanha começa no sábado, 15, em todos os postos de saúde dos 184 municípios, e vai até o dia 31 deste mês.

A meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde para  a vacinação contra a paralisia infantil é de 95% das 570.452 crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos incompletos. Ou seja, o Ceará deve vacinar 541.925 crianças no 184 municípios. Há 27 anos nenhum caso de paralisia infantil é registrado no Ceará, mas para manter a doença cada vez mais longe das crianças o Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde mobilizam todos os anos as famílias para a Campanha Nacional de Vacinação. Há alguns países ainda com registro de casos, onde a poliomielite é considerada endêmica, segundo a Organização Mundial de Saúde. Este ano, até o dia 16 de junho, foram registrados 28 casos da doença, sendo 25 no Paquistão e três no Afeganistão.

Multivacinação  

Os 17 dias de campanha são uma boa oportunidade de proteger a saúde das crianças de diferentes doenças. Além da paralisia infantil, os pais devem levar as crianças de O a menores de 5 anos aos postos de saúde para atualizar a caderneta e deixá-las vacinadas contra o sarampo, rubéola, caxumba, coqueluche, meningite, hepatite B, rotavírus, catapora, difteria. Todas as vacinas do calendário nacional de imunização da criança estarão disponíveis nos postos de saúde.

(Governo do Estado)

Compartilhe!

Feiticeiro Fm

Cópia de conteúdo proibida!