Policial

Vacinação contra a pólio quer imunizar 570 mil crianças no Ceará.

Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (também conhecida como paralisia infantil) começou neste sábado e vai até 31 de agosto em todo o País. Apesar de ser feriado em Fortaleza (Dia de  Nossa Senhora da Assunção), a movimentação nos postos de saúde da cidade segue intensa. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 12 milhões de crianças no Brasil. 

“A gente espera que, até as 17 horas, cerca de 150 crianças recebam a dose contra a pólio. O fluxo está intenso, mas costuma ser maior aos sábados, em dia de campanha. Acredito que muita gente não quis vir hoje para aproveitar o feriado”, diz a coordenadora do Posto de Saúde Paulo Marcelo, localizado na Rua 25 de Março, no Centro de Fortaleza.  

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para o Ceará é vacinar, no mínimo, 95% das 570.452 crianças entre de 6 meses a 5 anos incompletos. Ou seja, 541.925 crianças devem ser imunizadas no Estado.

Somente na Capital, a meta é vacinar cerca de 146 mil crianças. Durante o período da campanha, além das unidades de atenção primária, para facilitar o acesso da população, as doses também estarão disponíveis em escolas, creches, supermercados e outros locais públicos.  Nos 93 postos de saúde da Capital,  a vacina é ofertada  das 8 às 17 horas.

Outras vacinas

Além da pólio, a campanha também inclui as outras vacinas previstas para crianças de até cinco anos no calendário vacinal básico. Os profissionais são orientados a avaliar a caderneta infantil e a alertar os pais para imunizações vencidas ou em atraso. 

As doses atrasadas poderão ser aplicadas no mesmo dia ou agendadas para uma data mais adequada, segundo o ministério. Devem ser vacinadas contra pólio crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos. A poliomielite é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.

(Diário do Nordeste)

Compartilhe!

Feiticeiro Fm

Cópia de conteúdo proibida!