Policial

Ceará debate o SUS na 7ª Conferência Estadual de Saúde

Um ato público de defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), às 14h, na Praça da Igreja da Messejana, em Fortaleza, vai marcar o início dos debates que reunirão cerca de 1,6 mil participantes na 7ª Conferência Estadual de Saúde do Ceará. O evento começa nesta terça-feira (20) e segue até quinta-feira (22) no Hotel Romanos, e integra a agenda de discussões da 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ª CNS), que já mobilizou até agora 20 mil pessoas nas 184 conferências municipais, cinco plenárias regionais e seis conferências livres realizadas no estado, segundo o Conselho Estadual de Saúde.

Entre os participantes, 1.460 são delegados eleitos na etapa municipal de debates. A programação, calcada nos oito eixos temáticos da 15ª CNS, inclui uma tribuna livre, grupos de trabalho, plenárias e apresentações culturais. Ao final do evento, além de um relatório final, 120 delegados serão eleitos para a etapa nacional, em Brasília (DF), que será de 1º a 4 de dezembro sob o tema “Saúde pública para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.

A 15ª Conferência Nacional de Saúde é o maior evento do país na área da Saúde, coordenado pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde. A previsão é que 2 milhões de pessoas em todo o Brasil sejam mobilizadas até dezembro nas plenárias populares regionais, na plenária nacional, nas conferências municipais e estaduais e nas conferências livres. Para a etapa nacional, em Brasília, é esperada a participação de 4.322 pessoas, sendo 3.248 delegados eleitos nas conferências estaduais, mais 976 convidados.

A 7ª Conferência Estadual de Saúde do Ceará, tem como tema este ano, “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, o evento acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de outubro, no Hotel Romanos em Fortaleza.

(Agência de Saúde)

Compartilhe!

Feiticeiro Fm

Cópia de conteúdo proibida!