Policial

Inconsistências em laudo do IBGE deixa Tamboril e mais 11 municípios sem receber o Garantia Safra em Outubro.

Garantia_Safra_2013

Após uma análise minuciosa dos laudos do garantia safra do município de Tamboril, constatou-se que erros em laudos técnicos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, foram os responsáveis pelo não relacionamento de Tamboril na ordem de pagamento do programa.

A confirmação foi feita nesta quinta-feira (22) pelo gerente da Ematerce de Tamboril Josafá Torquato, em entrevista ao Jornal A HORA DA VERDADE da Rádio Feiticeiro Fm.

Josafá ressaltou que esteve em Fortaleza em reuniões na Secretária de Desenvolvimento Agrário e em Crateús no IBGE, onde após analisar os laudos um a um constatou-se que a porcentagem da quadra invernosa em um dos laudos não batia com os demais, tampouco com o da própria Ematerce, que tinha sido elaborada pelo órgão no municípios, após percorrer mais de 72 localidades para conclusão dos referidos laudos.

O processo de correção por parte do órgão já esta sendo feito e Tamboril deverá começar a receber o pagamento do programa a partir da segunda quinzena de Novembro, como garantiu a secretária executiva do Ministério de Desenvolvimento Agrário – (MDA), ao Prefeito de Tamboril, Ramiro Jr, que esteve em Brasília pessoalmente procurando resolver o problema.

Josafá ressaltou que o município foi penalizado de formas injusta, sem ter qualquer culpa, mesmo após ter cumprido de forma antecipada com o pagamento das parcelas do programa.

NO ESTADO.

Um total de 14 municípios, foram prejudicados em todo o estado por inconsistências em laudos, não se confirmou se o mesmo erro por parte do IBGE, porém os agricultores, dois deles da região, Crateús e Ipaporanga também aguardam solução do problema, pra começarem a receber as parcelas do programa.

(Reação do Blog)

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm