Regionais

Comitê gestor de combate ao Aedes aegypti realiza primeira reunião.

O Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à dengue, chikungunya e zika realizou na manhã de terça-feira (22), a primeira reunião de trabalho no Palácio da Abolição. O coordenador do Comitê, Moacir Tavares, encaminhou junto aos representantes dos órgãos estaduais a operacionalização das brigadas de combate ao mosquito, que farão o trabalho de controle do vetor nos prédios públicos do Estado. O representante do Comando da 10ª Região Militar, Cel. Neves Neto, informou que em janeiro de 2016 estarão capacitados 230 soldados do Exército para realizar o trabalho de telamento de caixas d’água. O grupo intersetorial foi instituído depois da assinatura do decreto pelo governador Camilo Santana, durante o lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, no dia anterior, no Centro de Eventos do Ceará.

Conforme anunciou o governador Camilo Santana no lançamento do Plano Estadual, além do efetivo militar, quatro mil agentes de endemias e 18 mil agentes de saúde em todo o estado intensificarão as ações de visita casa a casa para o combate ao Aedes aegypti. Três toneladas de larvicida, já distribuídas aos 184 municípios, serão utilizadas na eliminação dos focos de infestação domésticos. O Governo do Estado garantiu 250 pulverizadores portáteis para aspersão de inseticida e 33 carros fumacê no combate ao mosquito. Estão disponíveis 1.366 litros de inseticida e 25 mil litros de óleo de soja (solvente), suficientes para pulverizar 17 mil quarteirões.

O Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika vai propor, articular, coordenar e avaliar as ações de controle do vetor, para reduzir a incidência das doenças e seus efeitos, além de auxiliar a pesquisa relacionada às ações de vigilância, prevenção, atenção à saúde e controle dessas doenças. O Comitê terá a participação de representantes do Gabinete do Governador, Casa Civil, Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação, Secretaria da Infraestrutura, Secretaria do Turismo, Secretaria das Cidades, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Cultura, Secretaria do Planejamento e Gestão, Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Secretaria de Recursos Hídricos, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Defesa Civil, Ministério da Defesa – Exército Brasileiro e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE).

 

Compartilhe!

Feiticeiro Fm

Cópia de conteúdo proibida!