Regionais

Mototaxistas de Tamboril criam associação e buscam regulamentar a oferta de serviço da categoria no município.

mototaxistas - tamboril

Vários profissionais que trabalham como mototaxistas no município de Tamboril tem se reunido ao longo das duas últimas semana, para discutir a regulamentação da profissão. A mais “nova” categoria tem ganho o importante apoio da prefeitura de Tamboril no tocante a desburocratização e apoio a abertura de vagas, que deverá acontecer através de um projeto de lei que será elaborado pelo município.

Diversos pontos foram discutidos, debatidos e abordados pelos profissionais, que desejam sair da “clandestinidade” e passar a oferecer um serviço regulamentado, de qualidade e cumprindo todas as exigências da lei vigente. Um dos pontos mais discutidos foi a questão da regulamentação da permissão de conduzir veículo, já que muitos não tem CNH, a questão do respeito ao trânsito, da regulamentação das motocicletas, inclusive com a mudança para placa vermelha e outros fatores que condizem com o cumprimento as normas de trânsito, no tocante a isso, a concordância foi unânime e os profissionais já estão procurando se regularizar. 

Na última reunião realizada na noite desta quarta-feira (05) e que contou com a participação de diversas autoridades, os mototaxistas ouviram do prefeito Ramiro Júnior, o compromisso do apoio ao exercício da profissão no município, que se regulamenta e contribuiu para o desenvolvimento e prestação de serviço de qualidade. 

Ramiro

Outro ponto importante intermediado pela prefeitura, através da secretaria de ação social e a regulamentação trabalhista dos mototaxistas, que atuarão como Micro Empreendedor Individual, tendo todos os direitos trabalhistas garantidos por lei. “isso é importante porque, caso você necessitem de um auxilio doença, por exemplo, vocês estão regulamentados, contribuindo e por lei terão direito” disse a secretária Gabriela Gomes.

Os trâmites burocráticos para o registro da Associação dos Mototaxistas de Tamboril, estão sendo acompanhados pelo professor Judmilson da UECE de Crateús, que tem desde inicio dado apoio a categoria e disse que Tamboril dará um importante salto de qualidade na oferta do transporte e ao oportunizar a regulamentação profissionais da categoria.

Quem presta o serviço de mototaxista no município de Tamboril, a partir de agora tem duas saídas, ou se regulamentar ou deixa de prestar o serviço, já que um dos reclames foi justamente o fato de algumas pessoas exercerem a profissão nas horas vagas e em certas ocasiões, quem assim o-faz, só poderá continuar se torna um associado e andar de acordo com o que exige a lei.

Tadeu

Os novos profissionais já escolheram até presidente, trata-se do mototaxista Romão Tadeu, um dos que mais buscou a regulamentação da profissão e que agora comemora o grande passo dado. “estou muito feliz, esperamos ter o apoio da nossa população e quero dizer que iremos procurar presta um grande serviço”. O próximo passo é buscar junto ao Departamento Estadual de Trânsito – (Detran), um curso de qualificação para a categoria se aperfeiçoar e prestar cada vez mais um serviço de qualidade.

Vale ressaltar que a categoria está de acordo com a Lei 12.009, que regulamenta o exercício da atividade dos mototaxistas. Aprovada a 06 anos, o texto abrange, além dos profissionais que transportam passageiros em motocicletas, os motoboys, que usam esse meio de transporte para entrega de mercadorias.

Compartilhe!

Feiticeiro Fm

Cópia de conteúdo proibida!