
Duas barragens começaram a sangrar neste domingo (24) na região dos Inhamuns, no interior do Ceará. A boa nova, foi registradas no municípios de Quiterianópolis e Tauá, que tem durante os últimos dias registrados intensas chuvas.
Em Quiterianópolis, a população já pode respirar aliviada com a sangria da Barragem Colinas. Os moradores da cidade estavam em colapso hídrico desde o ano passado, quando o reservatório secou totalmente e o abastecimento vinha sendo feito por carros pipas e alguns poços profundos perfurados pela Cagece e Cogerh. Nas últimas duas semanas, fortes chuvas caíram em todo o município enchendo rios, riachos e açudes.

Já no município de Tauá, a Barragem do Trici, distante cerca de 17 km da sede de Tauá, começou a sangrar por volta das 07h da manhã deste domingo. A barragem tem capacidade para 16.000 m³, e estava totalmente seca no último dia 06 de janeiro e com as fortes chuvas caídas em sua bacia, num intervalo de 18 dias, alimentada pelos rios Trici e Calumbi, além de outros pequenos riachos, barragens e açudes, rapidamente recuperou seu volume vindo a sangrar.
Segundo técnicos das Cogerh, o abastecimento de Tauá fica garantido por pelo menos 5 anos. A última sangria da barragem, ocorreu no dia 27 de abril de 2009. A boa notícia causou uma verdadeira euforia na população que seguiram para assistir o espetáculo da natureza. A visitação à barragem foi tão grande que houve um enorme engarrafamento na entrada do reservatório. Veja o vídeo a seguir.
(Redação do Blog com Informações do companheiro Wilrismar Holanda)