Regionais

Tamboril registra caso suspeito de Microcefalia.

aedes_aegypti

O município de Tamboril registra um caso suspeito de Microcefalia, segundo boletim da Secretaria de Saúde do Estado, divulgado nesta terça-feira (26). A notícia chega como um alerta para a população e principalmente as grávidas, que devem entrar na luta contra o mosquito da dengue.

Os casos suspeitos da doença, não estão sendo registrados só em Tamboril. Crateús com dois casos suspeitos, Poranga e Novo Oriente com um caso cada, também devem ficarem atentos. Mesmo sendo casos suspeitos, a população deve ficar em alerta, disse o Dr. Joaquim Neto, que é coordenador de Epidemiologia de Tamboril, em recente entrevista a Feiticeiro Fm.

No Ceará, já foram noticiados 229 casos suspeitos, divididos em quatro grupos em 56 municípios. Dos casos notificados, 218 estão em investigação. 04 casos já foram confirmados e um óbito já veio a acontecer devido a doença.

mapa - microcefaliaO mapa ao lado, mostra na cor verde, a distribuição dos casos de microcefalia por município desde o ano passado. As secretarias municipais estão em estado de alerta para combater a doença. Diariamente estão sendo registrados em todo o estado dezenas de casos suspeitos e que são acompanhados pelos profissionais de saúde. A doença é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal, apresentando perímetro igual ou menor a 33 centímetros. Crianças que nascem com essa má formação podem ter complicações no desenvolvimento da fala, motora e até quadros de convulsão. 

O Dr. Joaquim Neto, fez uma alerta as mulheres que pretendem engravidar, para que tenham “cuidado redobrado”. O grande vilão da doença é o Aedes aegypti, ou mosquito da dengue como comumente é chamado e que transmite também a zika vírus, que é o responsável pelos casos de microcefalia, segundo o Ministério da Saúde.

O Coordenador de Epidemiologia de Tamboril, fez um alerta no tocante aos criatórios do mosquito que hoje são registrados em sua maioria dentro das residências. “caso a nossa população não se conscientize e pare de “brincar” permitindo que o mosquito da dengue tenho “berço” dentro de suas casas, poderemos ter casos mais graves no futuro” concluiu Dr. Neto.

(Redação do Blog)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!