Regionais

Programa Garantia Safra 2015/2016 tem adesão de mais de 249 mil agricultores.

Dos 255.821 mil boletos gerados para o pagamento do Programa, no total 249,824 mil foram efetivamente pagos, o que representa, aproximadamente, 97,7% dos boletos emitidos. O número de beneficiados, em relação a safra passada, foi menor, todavia esse ano foram utilizados critérios que justificam essa redução. “É uma redução de quantidade, mas há um avanço no aumento da qualidade”, comenta o coordenador da Coordenadoria de Crédito Rural e Políticas Afins (Cocred) Arimatéia Gonçalves.

Outro fator que contribui para que agricultores fossem “excluídos” do programa foi a renda da família (até 1,5 salários mínimos), pois algumas famílias estavam com a renda acima do limite para a concessão do benefício. No total 180 municípios participaram do programa.

Garantia Safra

É o seguro que prevê a busca pela melhoria das condições de convivência dos agricultores com o semiárido. Ele cobre a perda por excesso de chuvas ou período de seca.

O programa atende agricultores familiares que produzem arroz, algodão, feijão, mandioca e milho no semiárido brasileiro, assegurando ao agricultor familiar com renda de até 1,5 salário mínimo por mês, renda de 640 reais pagos em quatro parcelas, em caso de secas ou enchentes que causem a perda de pelo menos 50% da produção do município.

Compartilhe!

Feiticeiro Fm

Cópia de conteúdo proibida!