Regionais

Continuam abertas inscrições para Curso de Java para pessoas com deficiência.

Seguem abertas até 4 de março, as inscrições para o processo seletivo do curso de Desenvolvimento de Software Java, destinado, prioritariamente, para pessoas com baixa renda e residentes no Grande Vicente Pinzón, incluindo bairros como Mucuripe, Serviluz, Caça e Pesca, Castelo Encantado e Morro Santa Terezinha, em Fortaleza. Das 300 vagas, 60% estão reservadas para pessoas com deficiência física, auditiva e com baixa visão.

“A região necessita de iniciativas como essa, onde residem muitas pessoas com deficiência. Precisamos fazer um esforço, uma busca ativa para levar esse conhecimento para a população”, afirmou o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, durante reunião na manhã desta sexta-feira (12.02), com representantes da Secitece, Dell, Iepro, Uece, Citinova, Habitafor, Associação de Surdos e dos Conselhos Estadual e Municipal das Pessoas com Deficiência.

A iniciativa irá ajudar a resolver um grave problema social e econômico no Brasil. De acordo com dados do IBGE (2010), existem 45 milhões de pessoas com deficiências no país, sendo que 53,3% estão desempregadas. No Ceará, são 2,3 milhões de cidadãos com PCD, sendo que 58% estão desempregados. Do total de empregados, a estimativa é que 69% recebem até 1 salário mínimo.

O objetivo é capacitar o aluno na área de desenvolvimento de sistemas na Linguagem de Programação Java, nos níveis básico e intermediário, através de uma metodologia semipresencial, com horários de estudo flexíveis e acompanhamento de tutores durante todo o processo, através da plataforma Dell Accessible Learning. A carga horária é de 470 horas e a duração do curso é de 12 meses, com início no dia 11 de abril.

Os interessados podem inscrever-se através da plataforma Dell Accessible Learning (www.projetolead.com.br) ou presencialmente, no CVT da Companhia Docas do Ceará (Praça Amigos da Marinha S/N  Mucuripe) e no Centro de Profissionalização Inclusiva para Pessoas com Deficiência (Av. Senador Robert Kennedy, 128  Barra do Ceará).

O curso faz parte do projeto “Educação a Distância para Pessoas com Deficiência e/ou em Situação de Vulnerabilidade Social”, lançado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece (Iepro) e Dell Computadores. A iniciativa está integrada as ações do Ceará Pacifico, programa do Governo do Estado, que está beneficiando os cearenses em situação de vulnerabilidade social.

(Site da Secitece)

Compartilhe!

Feiticeiro Fm

Cópia de conteúdo proibida!