Regionais

Continuam abertas inscrições para Curso de Java para pessoas com deficiência.

Seguem abertas até 4 de março, as inscrições para o processo seletivo do curso de Desenvolvimento de Software Java, destinado, prioritariamente, para pessoas com baixa renda e residentes no Grande Vicente Pinzón, incluindo bairros como Mucuripe, Serviluz, Caça e Pesca, Castelo Encantado e Morro Santa Terezinha, em Fortaleza. Das 300 vagas, 60% estão reservadas para pessoas com deficiência física, auditiva e com baixa visão.

“A região necessita de iniciativas como essa, onde residem muitas pessoas com deficiência. Precisamos fazer um esforço, uma busca ativa para levar esse conhecimento para a população”, afirmou o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, durante reunião na manhã desta sexta-feira (12.02), com representantes da Secitece, Dell, Iepro, Uece, Citinova, Habitafor, Associação de Surdos e dos Conselhos Estadual e Municipal das Pessoas com Deficiência.

A iniciativa irá ajudar a resolver um grave problema social e econômico no Brasil. De acordo com dados do IBGE (2010), existem 45 milhões de pessoas com deficiências no país, sendo que 53,3% estão desempregadas. No Ceará, são 2,3 milhões de cidadãos com PCD, sendo que 58% estão desempregados. Do total de empregados, a estimativa é que 69% recebem até 1 salário mínimo.

O objetivo é capacitar o aluno na área de desenvolvimento de sistemas na Linguagem de Programação Java, nos níveis básico e intermediário, através de uma metodologia semipresencial, com horários de estudo flexíveis e acompanhamento de tutores durante todo o processo, através da plataforma Dell Accessible Learning. A carga horária é de 470 horas e a duração do curso é de 12 meses, com início no dia 11 de abril.

Os interessados podem inscrever-se através da plataforma Dell Accessible Learning (www.projetolead.com.br) ou presencialmente, no CVT da Companhia Docas do Ceará (Praça Amigos da Marinha S/N  Mucuripe) e no Centro de Profissionalização Inclusiva para Pessoas com Deficiência (Av. Senador Robert Kennedy, 128  Barra do Ceará).

O curso faz parte do projeto “Educação a Distância para Pessoas com Deficiência e/ou em Situação de Vulnerabilidade Social”, lançado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece (Iepro) e Dell Computadores. A iniciativa está integrada as ações do Ceará Pacifico, programa do Governo do Estado, que está beneficiando os cearenses em situação de vulnerabilidade social.

(Site da Secitece)

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm